Acadêmicos ouvem os candidatos a dissertarem sobre suas obras e vida literária

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras viveu um momento inédito nesses 26 anos de existência. Pela primeira vez, candidatos a ocuparem uma cadeira naquele sodalício foram convocados a apresentarem, pessoalmente, suas obras literárias, bem como suas propostas e compromisso com a Casa de Letras.
Para ocupar a Cadeira 20 deixada pelo acadêmico Adalberto Franklin, falecido em 2 de março, sete candidatos concorrem: o advogado e poeta Altair Damasceno, teólogo e escritor Alex Nunes Rocha, os professores Evangelista Mota, Gilberto Freire de Sant'Anna, Ribamar Silva e as professoras Natividade Silva e Francisca Feitosa Oliveira.
Na reunião da última quinta-feira (17), o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, e membros presentes receberam cinco dos sete candidatos que atenderam à convocação da entidade. Estiveram presentes Altair Damasceno, Gilberto Freire de Sant'Anna, Evangelista Mota, Ribamar Silva e Francisco Feitosa Oliveira, a Franceli.
Aos candidatos foi permitida a palavra, quando eles tiveram a oportunidade de mostrar as suas obras literárias. Quatro deles afirmaram que receberam influência e orientação do jornalista, escritor, historiador e editor Adalberto Franklin. O advogado Altair Damasceno reconheceu o apoio e influência do acadêmico Livaldo Fregona.
Os cinco candidatos presentes à reunião foram unânimes em reconhecer a Academia Imperatrizense de Letras como entidade preocupada em disseminar a literatura em toda essa região e estado. Todos garantiram que, se eleitos, se comprometeriam com as ações desenvolvidas pela AIL ao longo do ano, a exemplo do SALIMP.
Os acadêmicos que se pronunciaram deixaram claro que o eleito deve ter participação efetiva nos trabalhos desenvolvidos pela Academia, bem como assiduidade nas reuniões ordinárias e extraordinárias da Casa. Ficou definida para o próximo dia 24 uma discussão fechada de avaliação dos candidatos e a eleição em 31 de agosto.
Presenças - Estiveram presentes à reunião os seguintes membros: Trajano Neto, Sálvio Dino, Domingos Cezar Ribeiro, Itaerço Bezerra, Arnaldo Alencar, Zeca Tocantins, Arlene Azevedo, Adriana Moulin Picoli, José Ribeiro, Gilmar Pereira, Agostinho Noleto, Edna Ventura, Liratelma Cerqueira, Marcos Fábio, Edmilson Franco e José Geraldo da Costa.