Com essa porta aberta em Barretos, Imperatriz amplia a cobertura de tratamento para crianças e adolescentes da região, com exames e cirurgias oncológicas específicas para a faixa infanto-juvenil

Não vai ter fila de espera para pacientes de zero a dezoito anos encaminhados por Imperatriz para tratamento do câncer no Hospital Infanto Juvenil de Barretos, um dos melhores do mundo e referência para a América Latina. O canal para o pronto atendimento das pessoas desta cidade vai ser firmado entre o prefeito Assis Ramos e doutora Naíma Khatibe, representante da instituição do interior paulista, dia 24 próximo, em solenidade no auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida Dorgival Pinheiro, às 17h.

A médica da Secretaria Municipal da Saúde treinada para rastrear os casos de câncer e assinar os encaminhamentos, doutora Audicleia da Luz, esteve pelo período necessário em Barretos e já está de volta a Imperatriz. Entre o diagnóstico da doença e a admissão do paciente no hospital paulista não são necessários mais do que 72 horas, bastando, para isso, que o Estado despache o TDF, que é a conta do tratamento fora do município - essa despesa não pode ser bancada pelo município porque, pelas regras do SUS, tratamento em estado diferente exige deslocamentos bancados pelo Estado.
Quem trabalhou junto ao prefeito Assis Ramos para criar o canal entre a Prefeitura de Imperatriz e o Hospital Infanto Juvenil de Barretos foi a coordenadora de Projetos do Departamento da Ação Básica, da Secretaria de Saúde do Município, professora Gisele Dias. Ela lembra que Imperatriz é a única cidade do Maranhão com esse acesso e uma das únicas fora das regiões Sul e Sudeste.
Gisele chama a atenção das demais autoridades imperatrizenses para a importância da solenidade do dia 24 de abril. "Não é uma situação comum ter um acesso garantido, de forma instantânea, a um centro de tratamento tão avançado, como o de Barretos. Foi uma grande conquista de Imperatriz e, por isso, devemos prestigiar o evento", ressaltou. (ASCOM/PMI)