Inauguração oficial do Campus do Bom Jesus acontece em setembro

Nessa segunda-feira, 03 de junho, a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus Imperatriz, deu início às atividades no Campus Avançado, com aulas práticas nos laboratórios, a posse do diretor eleito Marcos Fábio Belo Matos e a abertura do primeiro mestrado da região sul do estado - Mestrado em Ciência dos Materiais. A inauguração oficial do Campus do Bom Jesus será em setembro de 2013 e receberá os cursos de Engenharia de Alimentos, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Naturais, o mestrado em Ciência dos Materiais e, a partir de 2014, o curso de Medicina.
Desde os anos 80, a Universidade contribui para o desenvolvimento da região do Sul do Maranhão, com a formação dos profissionais em diversas áreas de conhecimento. Os primeiros cursos a serem implantados foram Direito e Pedagogia, em 1980, graças à política de expansão e interiorização da UFMA. As aulas eram ministradas nas dependências da escola Graça Aranha, coordenadas pelo professor José Geraldo da Costa, primeiro diretor da unidade, que lembra: “Lutamos muito para conseguirmos as dependências que a UFMA tem hoje, fomos conquistando esse espaço aos poucos. Aqui funcionava o projeto Rondon e as pessoas sequer sabiam da existência do local”. O terceiro curso a ser criado foi o de Ciências Contábeis, que hoje oferece também pós- graduação em lato sensu na área de Auditoria e Perícia Contábil.
O campus passou a se chamar Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST) em 02 de dezembro de 2005, permitindo a implantação de um Conselho de Centro formado por coordenadores de cursos, direção, demais segmentos e a participação do Colegiado nas decisões da gestão.
Com o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, em 2006, Imperatriz recebeu três novos cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que tem um prédio próprio e recentemente aprovou pelo Centro uma pós-graduação na área de Assessoria de Comunicação, que aguarda a aceitação do Conselho Superior (Consep). Também em 2006, iniciou os cursos de Enfermagem e Engenharia de Alimentos - que conquistou nota quatro na última avaliação do MEC em 2012 e está na 7ª colocação da sua área no país. Compondo a terceira fase de novos cursos, foram implantados no segundo semestre de 2010, Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Ciências Humanas e o curso de Teatro, totalizando nove cursos de graduação, que atendem alunos de Imperatriz e cidades vizinhas.
O diretor do campus, Marcos Fábio, ressalta os avanços da instituição nos últimos anos. “Quem chega hoje à UFMA acha ela pequena, não tem noção de quantas coisas foram conquistadas, são nove cursos, um novo campus para as áreas das exatas e o nosso primeiro mestrado que vai iniciar em agosto lá também. Imperatriz cresceu a partir do crescimento da própria universidade”, avalia.
A UFMA tem em torno de 3 mil alunos matriculados distribuídos pelos cursos de graduação. A estrutura tem mudado consideravelmente com a chegada de professores mestres e doutores. No total, são 135 professores, sendo 35 doutores e outros em processo de finalização de doutorado, o que tem contribuído para o aumento no número de projetos de pesquisa e extensão, já consolidados na cidade.

Campus Avançado

Em 2008 foi iniciada a construção do Campus Avançado, localizado no bairro Bom Jesus, que na segunda-feira (03) iniciou as aulas práticas em alguns laboratórios e teve a solenidade de posse do diretor Marcos Fábio e a abertura oficial do Mestrado, com divulgação do edital para o preenchimento das doze vagas, tendo a presença do Reitor da UFMA, Natalino Salgado, autoridades do governo, como o vice-prefeito, secretários, deputados, vereadores e de outros setores.
No Campus Avançado serão oferecidos 25 laboratórios, sendo 12 de Engenharia de Alimentos, oito de Enfermagem e cinco de Licenciatura em Ciências Naturais, além de uma biblioteca e laboratórios de informática. No primeiro semestre de 2014 vai ser inaugurado o curso de Medicina, que iniciará as atividades utilizando os laboratórios do curso de Enfermagem, com as disciplinas Anatomia, Biologia e Microbiologia. O diretor Marcos Fábio reitera que recentemente o reitor Natalino Salgado conseguiu uma verba de 6 milhões para a construção do prédio do curso de Medicina, que está em fase de licitação. A previsão é que a obra seja iniciada até o final de 2013.