Imagem vencedora na categoria "Foto mais criativa"

O Campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão realizou, durante o mês de setembro, o concurso fotográfico "Por isso vale a pena viver", em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. O principal objetivo do concurso foi engajar os estudantes da instituição por meio da fotografia, estimulando-os a exercitar a observação voltada aos aspectos positivos da vida.
O concurso foi promovido pelas assistências Estudantil e Pedagógica do Campus de Imperatriz, em parceria com os Centros Acadêmicos. Os participantes postaram fotos que provocam reflexões sobre os motivos pelos quais a vida vale a pena.
"Vi que, através do meu olhar, alguém poderia encontrar uma nova perspectiva. Pude ver na minha foto, assim como no texto que escrevi na legenda, uma forma visual de as pessoas perceberem que não precisam desistir quando as coisas parecerem difíceis", relatou a estudante de Jornalismo, Dávila de Deus Sousa Henrique, que ganhou na categoria "Foto mais curtida" (em destaque).
A ganhadora da categoria "Foto mais criativa", Raimunda Tupinambá de Sousa, também do curso de Jornalismo, contou que se sentiu desafiada ao tentar passar, por meio da imagem, uma mensagem positiva. Ela disse que viu no concurso a oportunidade de exercitar o que aprendeu em sala de aula e praticar o olhar fotográfico.
"O concurso me fez pensar para além do clique. Achei uma iniciativa muito sábia, pois é um tema delicado, então quanto mais ser falado e mais informação for compartilhada, com certeza mais pessoas serão ajudadas. E me sentir útil é um dos melhores sentimentos", afirmou a discente.
Para a psicóloga e servidora da Assistência Estudantil, Lizandra Sodré, o concurso foi uma experiência de muito aprendizado, no qual houve bom número de postagens e imagens ricas em emoção, que contribuíram de forma positiva para a aprendizagem da comunidade acadêmica.
"Foi uma estratégia que utilizamos para engajar os alunos na campanha do Setembro Amarelo, já que, hoje em dia, todos têm acesso a uma câmera e poderiam participar publicando fotos nas suas redes sociais. Pudemos refletir sobre os diversos motivos pelos quais vale a pena viver com base na perspectiva dos alunos. Foi muito gratificante poder levá-los a essa reflexão também", acrescentou a psicóloga.
O concurso, além de ter reforçado a importância da campanha Setembro Amarelo, premiou as vencedoras com coleção de livros de Cândido Portinari e vouchers para revelação de fotos, malhação em academia e para fotocópias pagas. (Alice Caroline - ASCOM Imperatriz)