Cerca de 60 alunos do Ensino Médio de Imperatriz conheceram as instalações da Universidade Federal do Maranhão - campus Avançado nessa quarta (02). A atividade proposta pela escola Arte de Educar tem o propósito de orientar os alunos do terceiro ano sobre a escolha profissional e esclarecer sobre quais cursos de graduação são acessíveis na cidade de Imperatriz.
Antes da visita, a Assessoria de Comunicação da Universidade explicou aos estudantes sobre os oito cursos de graduação que a UFMA oferece atualmente no campus de Imperatriz: Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Pedagogia, Licenciatura em Ciências Humanas – ênfase em Sociologia; Licenciatura em Ciências Naturais – ênfase em Biologia; além do processo de implantação do curso de Medicina, que deve ser iniciado no primeiro semestre de 2014.
Os estudantes puderam conhecer os 22 laboratórios do Campus Avançado, onde funcionam os cursos nas áreas de Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Licenciatura em Ciências Naturais.
Esta foi a primeira vez em que o Campus Avançado recebeu alunos do Ensino Médio. Para a técnica administrativa dos laboratórios de Enfermagem, Maria Ribeiro de Jesus, o contato direto com equipamentos e profissionais da área é fundamental para a escolha profissional. “Há uma grande diferença em ouvir sobre uma profissão em um ambiente fora dela e em ouvir passo a passo como ela funciona em seu habitat natural”, explica.
Durante as apresentações dos equipamentos e das profissões, os alunos estavam curiosos, fizeram perguntas, e observaram com atenção a explicação dos professores e profissionais da área. Emille Santiago, 17 anos, uma das alunas, se encantou com as diversas nuances que possui o curso de Engenharia de Alimentos. “Apesar de saber o que quero como profissão, a vinda Universidade me ajudou a conhecer outras carreiras e os diversos campos de atuação”, disse.
A equipe de alunos que foi ao Campus estava acompanhada pela psicóloga do colégio Francisca Marques Figueredo. Para ela, o contato in loco, principalmente com a estrutura dos laboratórios, foi muito proveitoso. “As instalações que a UFMA possui nesse novo campus são de referência, os alunos ganharam muito conhecimento, o que vai facilitar a escolha do que querem como profissão”, afirma.
A Universidade tem a intenção de, em breve, organizar outras visitas de estudantes do Ensino Médio à instituição. (Allana Marques)