A tarde do penúltimo dia do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) foi movimentada pelo campeonato de “The Gathering”, um jogo de cartas que envolve fantasia, imaginação e raciocínio lógico. A modalidade, que tem ganhado inúmeros adeptos por todo o mundo, também tem seus representantes na cidade.
Antes que os visitantes do Salimp tivessem a oportunidade de dar as cartas, o organizador Cristiano Cardoso realizou uma pequena palestra com as principais informações do jogo, como significados e regras. Ele explica que se trata de “um jogo de cartas colecionáveis, que visa uma estratégia a partir das cinco cores da magia: vermelho, preto, branco, verde e azul. Cada uma destas cores tem uma especialidade que vai desde a ilusão, a ferocidade, brutalidade, a enganação e a lei”.
Ditas as regras, logo foi dado o sinal para o início das partidas. Várias duplas foram se formando e o que se via eram jovem familiarizados com seus baralhos, buscando a melhor forma para derrotar o adversário. O campeonato realizado no Salimp não tinha o objetivo de premiar os vencedores, mas dar a oportunidade para que os jovens da cidade tenham contato com o jogo.
“Nós viemos mostrar o jogo aqui no Salimp pela quantidade de jovens que visitam a feira. É uma ótima forma de entretenimento e de capacidade de raciocínio lógico. A partir do momento que você tem que construir um baralho visando uma estratégia para derrotar o oponente, acaba tomando um tempo e gastando energia de uma forma benéfica”, diz o organizador.
Outras competições – Cristiano Cardoso informa ainda que existem campeonatos onde os melhores jogadores do mundo na modalidade se enfrentam. “A cada ano é lançada uma coleção nova do baralho e a cada lançamento são feitos os campeonatos regionais, estaduais, brasileiro e o Protur, o campeonato mundial, que a cada edição é realizado em um país diferente. Tem um amigo nosso que na próxima semana está indo pro Chile pra essa competição”, diz.
O organizador aproveitou a oportunidade para convidar as pessoas interessadas no jogo a visitarem a arena de batalha, que é montada aos domingos, na praça de alimentação de um shopping no centro da cidade.
A feira - O 12º Salimp é uma realização da Academia Imperatrizense de Letras com o patrocínio da Cemar, Lei de Incentivo a Cultura Estadual e Prefeitura de Imperatriz. Conta com o apoio cultural do Armazém Paraíba, Autogiro, Banco do Brasil, Ecofuturo, Júpiter Internet, Mercantil Avenida, Fiat Milenium, Só Camisetas e Steffem.
Comentários