A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SETRAN, lançou, oficialmente, na manhã dessa quarta-feira (21), no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB, a campanha denominada "Trânsito Seguro: Direito de Todos". Este ano, a campanha recebeu o reforço do Ministério Público Estadual e TV Mirante, responsável pela divulgação das peças publicitárias.
Ao abrir a solenidade, o titular da SETRAN, José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar, agradeceu a presença dos convidados, da direção da Escola Caminho do Futuro, onde se desenvolve um projeto permanente na área de trânsito. Disse que o problema do trânsito da cidade se avolumou em função da grande quantidade de veículos que se avoluma todo ano. "E isso exige mais iniciativas como esta".
O secretário observou, entretanto, que somente o poder público não conseguirá reduzir os acidentes. "É preciso que façamos um trabalho de parceria, junto às instituições, empresas e à própria comunidade, que tem que se conscientizar da necessidade de respeitar o trânsito para que se possa preservar vidas", afirmou Cabo Jota Ribamar, ressaltando a importância da parceria com o Ministério Público Estadual e TV Mirante.
"Estou bastante alegre com essa iniciativa, até porque a campanha vai ser perene durante todo o ano". Assim se expressou o Inspetor da PRF, Almeida Neto, observando que o trânsito tem sido a grande causa de mortes prematuras. Representando a Câmara Municipal, a vereadora Caetana Frazão disse que as campanhas anteriores já vêm rendendo frutos. "Agora, com essa que acontecerá durante todo o ano, certamente vai colher melhores resultados".
O juiz Delvan Tavares parabenizou a SETRAN pela campanha, lembrando que em toda a cidade existem dois aspectos que devem ser observados: lixo e trânsito. "Daí a necessidade de se realizar campanhas educativas nesses dois aspectos, conscientizando as pessoas de que não devem jogar lixo na rua e os motoristas que respeitem o trânsito", afirmou o magistrado, ressaltando que a campanha não deve se restringir apenas à mídia, mas que seja levada também para as escolas.
O diretor regional do Sistema Mirante de Comunicação, Alan Neto, observou, inicialmente, que as pessoas têm por costume cobrar muito os seus direitos, mas não assumem seus deveres, principalmente no trânsito. "Temos que investir fortemente na educação no trânsito nas escolas", afirmou Alan Neto, revelando que a empresa Open Door vai começar a produzir as peças publicitárias para a campanha.
Um dos entusiastas da campanha, o promotor de justiça Alessandro Brandão Marques afirmou que o Ministério Público Estadual (MPE) já desenvolve desde maio passado ações no trânsito que culminaram com essa mobilização. Ele disse que em Imperatriz é muito elevado o número de pessoas que se encontram em incapacidade permanente em função de acidentes no trânsito.
"E esses acidentes têm causado um custo social enorme, além de grande sofrimento para os familiares desses incapazes, que não têm mais condição de trabalhar", observou Alessandro Marques, revelando que somente no ano de 2014 foram gastos R$ 4 milhões no Hospital Municipal de Imperatriz no tratamento de vítimas do trânsito.
Mesa diretora - O cerimonial convidou para a mesa diretora, além do prefeito Sebastião Madeira e o secretário de Trânsito e Transportes, Cabo Jota Ribamar; o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, a vereadora Caetana Frazão, juiz Delvan Tavares, promotor de justiça Alessandro Brandão Marques, o gerente regional do Sistema Mirante de Comunicação, Alan Neto, e o Inspetor da PRF, Almeida Neto.
Também formaram a mesa o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, coronel Wbirajá Figueiredo; representando o 3º BPM, Tenente Alencar; o presidente da Subseção da OAB, Malaquias Neves; representante do CEST/SENAT, Alexandre Padilha; presidente do Sindicato dos Taxistas, João Assunção (Joca); presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Francisco Alencar de Sousa, e o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Juracy Andrade. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários