Desenvolvida pelo ECOCEMAR, a campanha sustentável consistiu na troca de cinco quilos de resíduos recicláveis e uma lâmpada usada por uma lâmpada de LED nova e gratuita. Cada unidade consumidora poderia trocar até três lâmpadas. O resultado foi a arrecadação de 10 toneladas de materiais recicláveis destinados à indústria da reciclagem e mais de 600 lâmpadas de LED entregues.
“A campanha mobilizou muitas pessoas. Foram quase 300 novos cadastros realizados, ou seja, 300 famílias que passaram a fazer a coleta seletiva e aproveitar para fazer a economia de energia em casa com as lâmpadas de LED, que consomem muito menos que as convencionais. Isso é um ganho para a sustentabilidade e para o meio ambiente”, conta o responsável pelo ECOCEMAR em Imperatriz, Rogério Abreu.
Durante a campanha, o desconto na conta de energia gerado com a entrega dos resíduos era obrigatoriamente destinado às entidades filantrópicas cadastradas no projeto. Assim, mais de 700 reais foram creditados em bônus na fatura de energia de entidades como Lar São Francisco, Ampare, dentre outros.
“Isso é o mais legal do projeto! Além de podermos promover um claro benefício ao meio ambiente, podemos, também, fazer o bem social ao poder contribuir com as entidades”, destaca Rogério.
Colégio Militar – Em parceria com o projeto, o Colégio Militar Tiradentes fez a doação de 5 mil quilos de resíduos, os quais puderam contribuir, também, para a doação de bônus para a conta de energia das entidades.
A campanha chegou ao fim, mas o ECOCEMAR continua de portas abertas para a população de Imperatriz a fim de receber os materiais recicláveis em troca de bônus na conta de energia.
Para fazer parte do projeto é muito simples. Basta se dirigir a um posto de coleta do ECOCEMAR, com os resíduos limpos e secos, e solicitar gratuitamente o cartão ECOCEMAR, que será apresentado em todas as próximas entregas. Em seguida, é realizada a pesagem dos resíduos e, automaticamente, o desconto virá na próxima conta de energia. (Assessoria de Imprensa da Cemar)

Materiais recebidos pelo ECOCEMAR
Plásticos em geral: garrafas PET, embalagens de plásticos em geral, caixas, cadeiras e mesas de plástico, sacolas e PVC.
Metais: aço, alumínio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro.
Papel: branco (folhas A4, livros), misto (revistas, encartes), jornal e papelão.
Resíduos orgânicos: óleo de cozinha.
Tetra Park: caixas de sucos, leites em geral.