A segurança no trânsito é outro fator trabalhado na campanha

Usar os equipamentos de proteção individual, seguir procedimentos básicos de seguranças exigidos pela profissão são maneiras simples de evitar acidentes de trabalho. Porém, as estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que a maioria dos trabalhadores não se preocupa com a prevenção. Segundo a instituição, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes.
No Brasil, de acordo com o relatório da OIT, são 1,3 milhão de casos de acidentes que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho. Esse fato coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia.
Em Imperatriz, a Companhia Enérgica do Maranhão (CEMAR) faz um amplo trabalho de prevenção de acidentes. Um exemplo campanha “Segurança: você é importante” lançada, no auditório do Escritório Regional da Companhia, na última sexta-feira (01) e vai até o dia 16 de junho. O objetivo da ação é conscientizar os colaboradores quanto à importância de seguir os procedimentos de segurança no trabalho.
Segundo o técnico de segurança da CEMAR, Edson Silva, um diferencial da atividade este ano é abrangência de empresas de outros setores como, por exemplo, as de construção civil e indústrias da região. “Estaremos até o dia 16 nas empresas e em instituições públicas e privadas, levando palestras sobre risco elétrico, economia, acidente de trabalho, estimulando às pessoas a entenderem que acidente de trabalho estará sempre perto da gente, mas sempre há uma maneira de nos prevenirmos e combatê-los”, completa Edson.
O evento - Durante o lançamento foram exibidos vídeos demonstrando como a falta de atenção tem consequências graves. Além, do foco nos procedimentos de segurança foi trabalhado como hábitos saudáveis também contribuem para evitar acidentes. A professora de ginástica laboral do SESI, Gezebel Zanata, fez uma aula de alongamento seguida de uma sessão de relaxamento.
“Nós sabemos que hoje a rotina do trabalho, do dia-a-dia, é uma rotina exaustiva, pois todos os dias estamos tentando avançar nas nossas metas e vencê-las e isso está nos causando, além de estresse, muitas vezes posturas erradas, levando a futuras lesões. E o trabalho da ginástica vem, justamente, elevar essa autoestima e mais do que nunca fazer com que em todo o seu dia-a-dia esteja praticando essa atividade física”, observa Gezebel.
O trânsito foi outro aspecto abordado. Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dão conta que apenas no mês de maio foram registrados 298 acidentes de trânsito com 347 vítimas e uma morte. 87% desses acidentes envolveram motos. Metade deles envolveram pessoas entre 21 e 30 anos, com ocorrência principalmente no final de semana.
Na oportunidade, o secretário municipal de Trânsito (Setran), José de Ribamar, chamou a atenção para o fato de os acidentes automobilísticos serem uma das principais causas de morte de jovens em idade produtiva atualmente. “Nossos jovens saem da condição de um cidadão ativo para a condição passiva. Deixa de gerar renda para a economia e passa a depender da previdência”. Ressalta ainda que isso gera um grande impacto emocional na vida de suas famílias que perdem um ente querido ou passam a conviver com uma condição de dependência do mesmo, por conta das sequelas desses acidentes. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)