Foram muitos os esforços para conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Imperatriz, a programação da Campanha Outubro Rosa aconteceu durante todo o mês. A equipe multidisciplinar da Oncoradium participou de palestras, ações educativas, mesa redonda e atividades com estudantes universitários.
O movimento Outubro Rosa reforça a importância da realização do autoexame e da mamografia. O cirurgião oncológico Gumercindo Filho alerta sobre os fatores de risco que causam o câncer de mama, como tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo. “É preciso adotar medidas para uma melhor qualidade de vida”, afirma.
Para a presidente da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), Glória Cortez, as ações desenvolvidas em parceria com a Oncoradium fortalecem o trabalho voluntário. “Vamos sempre unir forças para que esta campanha cresça e aumente o número de adeptos”, comemora.
De acordo com o médico oncologista Ricardo Nakamura, os cuidados com a prevenção do câncer de mama não devem acontecer somente no mês de outubro. Ele informa que o autoexame e a mamografia não previnem a doença, mas ajudam a diagnosticá-la precocemente. “Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença. Todas as mulheres devem procurar um mastologista para acompanhamento e realizar exames anualmente”, destaca.
O período de conscientização não chegou ao fim. No mês de novembro, a saúde dos homens será o tema da campanha Novembro Azul. Estima-se a notificação de 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2014. A previsão é de que 910 casos sejam registrados, aproximadamente, no Maranhão.
Maranhão - Os tipos de maior incidência no Estado são o câncer de próstata e o câncer de colo do útero. Já para o câncer de colo do útero, a estimativa é de 15.590 novos casos no País, sendo 880 no Estado. O número de casos novos para cada tipo de câncer foi calculado com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM) feito pelo INCA.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15147
Campanha Outubro Rosa encerra programação de palestras e ações educativas
O movimento fortalece o combate ao câncer de mama. Em novembro, a discussão será sobre a saúde dos homens
Comentários