Prefeitura intensifica ações voltadas para a saúde do homem

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realizou, segunda-feira, 25, palestra sobre ações do Novembro Azul, mês mundialmente voltado à prevenção ao câncer de próstata. Objetivo é divulgar a importância dos exames preventivos e os cuidados diários com a saúde do homem. Evento foi realizado no auditório da Facimp Wyden e contou com a participação dos acadêmicos da área de saúde, o secretário da Semus, Alair Firmiano, e a coordenadora da Saúde do Homem, Acilea Pereira.
Para o secretário da Semus, Alair Firmiano, as ações da Prefeitura sobre a saúde do homem trazem diferentes abordagens. "Com relação ao câncer de próstata, estes jovens serão grandes incentivadores dos seus familiares.  A importância dessa conscientização precoce visa incentivar a população sobre os cuidados preventivos da próstata e da saúde do homem em geral. Outra temática abordada é o câncer de pênis, muito frequente em nosso estado, a questão hormonal, impotência, que pode atingir jovens em qualquer idade e as doenças prostáticas benignas", esclarece.
As ações de promoção a saúde têm uma abordagem estratégica, como explica a coordenadora da Saúde do Homem, Acilea Pereira. "Temos um público de jovens universitários na área da saúde, as informações adquiridas serão divulgadas por eles para um público ainda maior. Eles são os nossos maiores disseminadores. Iniciativa é uma forma de trabalhar com bastante antecedência a prevenção de doenças", argumenta.
Reinaldo Júnior, acadêmico do 5º período de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, foi um dos palestrantes.  Ele destacou a experiência do evento de forma positiva para a formação da profissão de médico. "O evento complementa nossa formação como futuros médicos, pois trabalharemos com o público masculino e esse momento é uma forma de nos adaptarmos com Educação em Saúde, com objetivo de trazermos os homens para os serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde, UBS. É importante conscientizarmos toda a população de Imperatriz, para que se sintam estimulados a cuidarem de sua saúde".
Sobre a relevância do momento, a acadêmica de enfermagem da instituição, Regina Araújo, ressalta que, "o evento é uma forma de desmistificar o tabu, para falar sobre assuntos voltados à essa temática, pois é importante que o homem se cuide e a prevenção ainda é a melhor forma". (Kalyne Cunha - ASCOM)