A secretária Conceição Formiga (Mulher) informou ontem à reportagem que será realizada nesta terça-feira (6), a partir das 17h, palestra sobre a Campanha do “Laço Branco”, no auditório da Prefeitura de Imperatriz, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. A palestra será ministrada pelo prefeito Sebastião Madeira. “Essa palestra é direcionada ao público masculino, onde queremos convidar todos os servidores municipais para prestigiá-la”, reitera.
Ela explica que a Campanha do “Laço Branco” integra a grade de programação da Campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher. A campanha começou dia 25 de novembro e será encerrada no dia 10 deste mês.
Conceição Formiga assinala que o objetivo da palestra é sensibilizar os servidores do sexo masculino no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. “Nós queremos envolver e mobilizar os homens nas ações dos movimentos organizados de mulheres e que buscam promover a equidade do gênero”, contou.
A secretária diz que a Campanha do “Laço Branco” representa a manifestação dos homens pelo fim da violência contra as mulheres em todo o mundo. “A sociedade civil imperatrizense tem desenvolvido anualmente essa campanha, só que, desta vez, a Secretaria Municipal e o Conselho da Mulher encamparam essa campanha”, disse.

Início

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica na cidade de Montreal, no Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala de aula para que permanecessem somente as mulheres. Gritando “vocês são todas feministas!”, o homem começou a atirar e assassinou 14 mulheres. Em seguida, suicidou-se.
O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública gerando debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres. Assim foi lançada a primeira “Campanha do Laço Branco”. (Comunicação)