Mães aguardando o momento de vacinar as crianças

Hemerson Pinto

O último sábado foi o Dia D da campanha da vacinação contra a poliomielite. A movimentação até as 17h foi intensa nas 34 unidades básicas de saúde espalhadas entre a zona urbana e zona rural.
Nos postos de saúde Nova Imperatriz e Milton Lopes (Centro), os pais aproveitaram o início da manhã para levar a garotada e garantir a dose que, além de prevenir contra a paralisia infantil, atualiza a caderneta de vacinação.
“Eu aproveitei cedo porque é bem melhor, você já tira essa preocupação. Corre o risco de deixar para depois do almoço, aí entram outras tarefas e você acaba esquecendo e durante a semana a gente trabalha, aí fica mais difícil”, diz Alice Rafaela, mãe de uma garotinha de 7 meses.
O público alvo da campanha, que se estende até o dia 31 de agosto, são crianças com menos de cinco anos de idade. Para Imperatriz foram disponibilizadas mais de 19 mil doses. No posto de saúde do bairro Vilinha, a expectativa era vacinar no Dia D no mínimo 200 crianças. Para a unidade de saúde, que também atende aos bairros Parque Alvorada I e Parque Alvorada II, foram enviadas 400 doses.
“O restante será facilmente utilizada durante a semana, quando os pais que não vieram no sábado começam a procurar”, comentou a enfermeira Marta Raquel.
Durante a vacinação contra a pólio será realizada a Campanha de Multivacinação para a Atualização da Caderneta de Vacina de crianças com menos de cinco anos que tenham alguma vacina em atraso.
As equipes que participam da campanha de vacinação no município de Imperatriz passaram por capacitação com treinamentos e palestras. Durante o período, 42 equipes estarão atendendo em toda a rede de posto de saúde.