Idosos recebem vacinação sempre pela manhã. Crianças à tarde - Patrícia Araújo

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Departamento da Atenção Primária e do Programa de Imunização, dá continuidade à primeira fase da campanha vacinal contra Gripe- H1N1, com 11 mil doses. O público-alvo são idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias. 
De acordo com o Ministério da Saúde, a 2ª fase da campanha de vacinação, que seria iniciada dia 16 de abril, foi adiada em decorrência do número insuficiente de doses da vacina de Gripe- H1N1 na primeira fase. A meta estipulada até o dia 22 de maio é imunizar 90% do público-alvo. 
A coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, explica que "a meta de imunização para o 1° grupo, ainda não foi alcançada. Até o momento foram vacinados 69,21% dos idosos; 26,01% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 73% dos profissionais de saúde. A medida adotada pelo município tem o objetivo de contemplar todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco e que não foram imunizadas, devido ao recebimento insuficiente do número de doses de vacina". (Ascom-PMI / Kalyne Cunha)

Levando em consideração as ações de contingência do novo coronavírus, com objetivo de evitar aglomerações, as vacinas serão distribuídas da seguinte forma: 

Unidade Básica de Saúde, UBS: Idosos no horário da manhã e crianças no período da tarde. 
Profissionais de saúde, que fazem parte da linha de frente, serão vacinados em seus respectivos locais de trabalho: Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), Hospital Municipal Infantil, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, Hospital São Rafael e Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu).