O prefeito Sebastião Madeira, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, abriu oficialmente a Campanha de Vacinação contra a Gripe na Casa do Idoso Feliz, ontem pela manhã. A imunização contra a influenza está sendo realizada nas unidades de saúde desde o início da semana, e a mobilização principal, conhecida como dia D, será realizada neste sábado (26) - quando todos os postos de vacinação estarão abertos das 08h às 17h à espera do público alvo a ser vacinado.
Durante a abertura todas as pessoas presentes que fazem parte dos grupos prioritários receberam a dose da vacina. E a exemplo dos anos anteriores o primeiro que recebeu a dose aplicada pela secretária de Saúde, que também é médica, foi o prefeito Madeira.
Dentre os discursos de consagração da importância da vacina na prevenção da doença (influenza) e melhoras na qualidade de vida da população idosa, bem como dos demais grupos priorizados, foi ressaltado o destaque de Imperatriz no cumprimento das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde no que se refere à cobertura vacinal contra o vírus H1N1 e também na aplicação das vacinas que fazem parte do calendário de rotina, como por exemplo, Hepatite B e Tríplice Viral.
"Aumentamos em mais de 100% a cobertura vacinal de Imperatriz. Na campanha da influenza, por exemplo, começamos vacinando três mil pessoas aqui na cidade e hoje este número já foi ampliado para 53 mil, ou seja, estamos imunizando um terço da população do município", declarou Socorro Ribeiro, coordenadora do Programa de Imunização do Município, ao agradecer os investimentos que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) tem feito para propiciar a realização de campanhas vacinais.
Para Madeira, que se vacina todos os anos, apoiar esta campanha é fundamental. "Eu já faço parte da terceira idade, afinal estou caminhando para os 65 anos, e uma gripe nessa idade é muito ruim. Quando eu fico doente é uma semana perdida. Então criar condições para encaminhar a logística de aplicação das vacinas nesse público em Imperatriz é motivo de satisfação para nosso plano de governo", frisou o prefeito.
"Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município desde o último dia 23 e continuará durante todo o período da campanha", ressalta a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Público-alvo: A vacina é destinada às pessoas acima dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias), crianças acima de dois meses até cinco anos de idade, indígenas aldeados, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade. Pessoas que sofrem de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão, etc.) também poderão receber as doses sob prévia recomendação médica.
Imperatriz entre os municípios de baixo risco: Desde 2012 o município de Imperatriz é classificado como baixo risco nos Relatórios de Desempenho do Setor de Imunização emitidos pelo Ministério da Saúde; ficando à frente inclusive de diversas cidades do Estado do Maranhão. Isso devido às coberturas vacinais alcançadas, que superam sempre a marca dos 80%, que é a meta preconizada pelo MS. Este resultado é fruto de um trabalho constante de avaliações e controle da gestão e gerência dos imunobiológicos e da situação coletiva e individual dos usuários, tendo em vista que a vacinação, principalmente em crianças, requer uma grande atenção na sua aplicação, que deve seguir prazos pré-determinados. (Maria Almeida - ASCOM)