Hemerson Pinto
A campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia primeiro de novembro e segue até o próximo dia 30. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 7,5 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado do Maranhão. A vacinação acontece duas vezes ao ano.
Em Imperatriz, nesta segunda etapa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão informou que menos de 50% do rebanho da região havia sido vacinado na primeira quinzena do mês. De acordo com a AGED, o baixo índice ainda não é preocupação.
Os criadores têm até o final de novembro para vacinarem os rebanhos. Quem não cumprir a tarefa paga multas e pode levar outros prejuízos, como o impedimento da venda de leite. Por outro lado, quem vacinar o rebanho, mas não comparecer na AGED até o dia quinze de dezembro de 2014 para comprovar a vacinação, também paga multa no valor de R$ 200.
Além da vacina contra a febre aftosa, a AGED orienta os criadores a ficarem atentos para as vacinas contra brucelose e, em alguns municípios, contra raiva bovina. No Maranhão, 56 municípios devem vacinar rebanhos contra raiva bovina. Próximo a Imperatriz, a doença deverá ser combatida nos municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca e Buriticupu. O Maranhão é zona livre de febre aftosa.
Comentários