Foi lançada na manhã dessa segunda feira (11) a Campanha de Promoção à Saúde do Homem. O objetivo do movimento é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar os serviços básicos de saúde, passando a verificar com mais frequência suas condições de saúde. A abertura da campanha aconteceu no Posto de Saúde da Nova Imperatriz, com a participação da secretária de Saúde, Conceição Madeira; do coordenador do Programa Saúde do Homem, Anderson Nascimento; do vice-prefeito, Luiz Carlos Porto, e de estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
Os homens participantes tiveram atendimento exclusivo durante toda a manhã. Foram ofertadas aplicações de vacinas, realização de exames de rotina, testes de glicemia, hipertensão, HIV e hepatites. Além disso, foram realizadas palestras sobre cuidados com a saúde masculina.
Em parceria com a UFMA, o trabalho de orientação ficou sob a responsabilidade dos alunos do curso de Enfermagem. Patrícia Silva Barros, estudante de Enfermagem e parceira da Campanha, fala da relevância do evento: "É importante a participação de todos, visto que o objetivo maior é trazer o homem até as Unidades Básicas de Saúde, porque ele não tem a cultura de procurar o atendimento preventivo, só procura quando já está doente, precisando de atendimento clínico hospitalar".
A Campanha aberta ontem se encerra em 28 de março, com a participação de 14 Unidades Básicas de Saúde. Para Anderson Nascimento, é primordial incentivar a política de promoção à saúde da população masculina. "Precisamos despertar o sexo masculino para a importância de procurar estes serviços que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS, tendo em vista que no Brasil a cada cinco mortes de adultos quatro são de homens". Ele informa ainda que a predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde.
Antonio Neto Calixto, aposentado, faz uma avaliação do evento e admite que não tem o cuidado de procurar os serviços básicos de saúde com frequência. "Isso é muito importante, estávamos esperando por isso mesmo. Eu tenho até que fazer um exame de próstata. Já fiz uma vez, uns cinco anos atrás. Vou aproveitar a oportunidade para atualizar minhas consultas e exames". Conceição Madeira faz um alerta aos homens: "Se cuidem, façam a prevenção, pois este é o melhor remédio". E informa que os investimentos estão sendo feitos para promover melhorias na saúde da nossa cidade, tanto na masculina quanto na feminina. "O Município conseguiu um ônibus de dois andares com quatro consultórios equipados para oferecer serviços de prevenção de câncer de próstata, de mama, do colo do útero e de pele. Em breve ele estará nas ruas", afirma a secretária.
Programação da Campanha
Nas referidas datas, em cada uma destas UBS vai ter atendimento exclusivo aos homens. Eles poderão fazer consultas, exames de rotina, teste de HIV, diabetes, glicemia e medição de pressão arterial. (Maria Almeida - ASCOM)
11/03/213 Posto de Saúde Milton Lopes (Cumaru)
13/03/2013 Posto de Saúde Cafeteira
14/3/2013 Posto de Saúde Vila Lobão
15/3/2013 Unidade Mista Clesio Fonseca
18/3/2013 Posto de Saúde Maria Aragão
19/3/2013 PSF Conjunto Vitória
20/3/2013 Posto de Saúde Santa Rita
21/3/2013 Posto de Saúde São José
22/3/2013 Centro de Especialidade Médica Três Poderes
25/3/2013 PSF Planalto
26/3/2013 PSF Vila Macedo
27/3/2013 PSF Camaçari
28/3/2013 Posto de Demanda do Ouro Verde
Comentários