Maria Oneide, gerente da agência central dos Correios
Papai Noel se emociona com reação de crianças

Geovana Carvalho

Videogames, bicicletas, celulares, brinquedos e até cestas básicas. Esses são alguns dos presentes mais pedidos por crianças que enviam cartinhas ao Papai Noel dos Correios.
A campanha de arrecadação e doação de presentes dos Correios tem 22 anos em nível de Brasil. Em Imperatriz é realizada há sete anos. Segundo a gerente da instituição, Maria Oneide Gonçalves, no ano passado em todo o país mais de 1 milhão de crianças foram presenteadas pela campanha. Em 2010, em Imperatriz foram contempladas cerca de mil cartinhas.
Durante o mês de novembro, crianças de toda a região enviaram cartas para a agência central dos Correios em Imperatriz. As cerca de duas mil cartas passaram por triagem e foram fixadas em mural à espera de serem adotadas por clientes ou pessoas que foram aos Correios exclusivamente para ler os pedidos. Segundo a gerente Maria Oneide Gonçalves, muitas crianças também adotaram “outras crianças”. “Gente simples, também médicos, advogados... trouxeram doações. E muitas crianças traziam seus brinquedos para doar a outras. O bom da campanha é que todo mundo participa”.
Segundo Maria Oneide, alguns casos surpreendem a equipe envolvida no trabalho, mas a força de vontade supera as dificuldades. “Recebemos cartas até o fim de novembro, mas um dia chegou uma professora de Cuverlândia que trazia 18 cartinhas. Eu fiquei assustada, porque já havia encerrado o prazo de recebimento, e deixamos à disposição num mural para as pessoas adotarem. Achei que não havia mais tempo para isso, mas assim mesmo conseguimos todos os presentes, graças a Deus”.
O Papai Noel dos Correios se emociona ao lembrar da reação das crianças ao vê-lo: “É uma experiência muito interessante. Vi cenas incríveis, como de um menino, no bairro Santa Rita, que me viu e pulou muito de tanta alegria, ele ficou muito emocionado”.
De acordo com Maria Oneide, as doações são bem-vindas, as entregas continuarão até domingo.