Treinamento reuniu cerca de 300 profissionais de saúde no auditório da Secretaria de Saúde

Começa na segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 a campanha de atualização das cadernetas de vacina. Para garantir o sucesso dessa programação, todas as doses do calendário vacinal estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças de 0 a 14 anos. Para discutir a logística, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou, nos dias 5 e 6, treinamento com técnicos das salas de vacina, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
Algumas especificações do calendário, bem como alterações no esquema vacinal e inclusão de nova faixa etária no público que tem direito a vacina contra o HPV, foram reforçadas no treinamento. "Tivemos diversas mudanças, por isso estamos capacitando os profissionais", informa o secretário de Saúde, Alair Firmiano.
Durante o período da mobilização serão oferecidos 16 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. O Dia D será realizado em 16 de setembro, quando os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h.
A coordenadora de Imunização do Município, Socorro Ribeiro, ressalta que a campanha visa imunizar quem está com vacinas em atraso. "É fundamental que toda a população alvo compareça portando sua caderneta para que seja avaliado esquema de imunização de acordo com o Calendário Nacional e sejam disponibilizadas as vacinas necessárias", alertou. (Maria Almeida - ASCOM/PMI)