Blitz educativa leva mensagens de combate ao trabalho infantil

Hemerson Pinto

Depois de iniciada com entrevistas nos meios de comunicação e veiculação de vídeos informativos, a campanha de combate ao trabalho infantil ganhou as ruas de Imperatriz. Na última terça-feira, por exemplo, já era possível observar uma quantidade considerada de veículos trafegando com adesivos que foram distribuídos em uma blitz realizada no período da manhã. O evento reuniu cerca de 25 comissários de justiça e contou com apoio de agentes da Secretaria de Trânsito e a Polícia Militar.
Enquanto acontecia a distribuição do material, feita na Avenida Dorgival Pinheiro, Centro, a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, realizou uma exposição de trabalhos manuais produzidos por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, na Praça de Fátima. No início da tarde, acadêmicos de algumas faculdades de Imperatriz trocaram uniformes dos cursos por camisetas da campanha.
“Fizemos um trabalho de orientação durante a blitz, onde distribuímos panfletos, adesivos, conversamos com as pessoas, um momento para alertar sobre a exploração do trabalho infantil no Maranhão”, explica o comissário Cleverson Lindoso, da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz. Segundo Cleverson, a blitz teve duração de aproximadamente três horas e foi bem visitada por quem passou pela Avenida Dorgival, entre as ruas Amazonas e Pará.
Outro momento importante para a campanha, segundo o comissário, é a reunião marcada para as 18 horas desta quinta-feira, no auditório da UAB, na Praça União, com autoridades municipais, estaduais e federais para discutir o assunto. “Queremos pelo menos diminuir o índice de exploração do trabalho infantil no Maranhão”, diz o comissário.
No início desta semana, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares, afirmou em entrevista ao O PROGRESSO, que o foco maior da campanha é inibir o trabalho infantil de rua, apesar de Imperatriz não registrar um índice alto de crianças trabalhando nas ruas. Para realizar a campanha, a Vara da Infância de Imperatriz ganhou reforços do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Promotoria da Infância e da Juventude. O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é 12 de junho.