Os juízes Adelvan Tavares e Sara Gama estão à frente da campanha em Imperatriz

A Campanha de Carnaval 2013 do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – “Diga não à Violência e entre no Bloco da Paz” - chegou à Região Tocantina esta semana, por meio da Vara Especial da Mulher de Imperatriz, que tem como titular a juíza Sara Fernanda Gama. Está à frente das atividades no Estado a Coordenadoria da Mulher em Violência Doméstica e Familiar do TJMA, presidida pela desembargadora Nelma Sarney.
Em Imperatriz, o material de divulgação é distribuído em parceria com a Vara da Infância e Juventude da comarca, e sob orientação do juiz Adelvan Tavares Oliveira. Comissários de Justiça dão apoio ao trabalho nos locais de maior concentração de foliões: Avenida Beira-Rio e praças Mané Garrincha e da Cultura.
Em paralelo à comarca, a atividade preventiva chegará aos municípios de Governador Edison Lobão, São Pedro d’Água Branca e Davinópolis.
“Diga não à Violência e entre no Bloco da Paz” tem como parceiros este ano a Polícia Rodoviária Federal, Delegacia Especial da Mulher, Delegacia Regional, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual e Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência de Imperatriz.
A mensagem da campanha chega aos foliões da capital por outdoors, cartazes e ônibus do transporte coletivo.
Compondo a mensagem de não violência está o estímulo à denúncia por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Governo federal - A campanha foi destaque no site da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. “O Tribunal de Justiça do Maranhão está de parabéns pela iniciativa, pela política e pelo compromisso no enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou esta semana a secretária Aparecida Gonçalves.
Em relação a 2012, quando o TJMA lançou a primeira versão da sua campanha contra a violência no Carnaval, as ações deste ano cresceram em materiais educativos e amplitude. “Diga não à violência e entre no Bloco da Paz” chega às ruas também com divulgação eletrônica.
Carnaval ou não, denúncias sobre violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 180 (Central de Atendimento a Mulher); 3223.5800 (Disque Denúncia São Luís); e 0300.313.5800 (Disque Denúncia Interior). As ligações são gratuitas e o anonimato garantido.
Parcerias – A campanha contra a violência no carnaval foi produzida pela Cemulher e Assessoria de Comunicação da Presidência do TJ, sem custos para os cofres públicos.
Participam das fotografias para divulgação brincantes dos blocos tradicionais do carnaval maranhense: Os Brasinhas; Os Foliões e Companhia Barrica (Bicho Terra), com apoio do Disque-Denúncia do Maranhão e das empresas São Benedito, Elemídia, Stúdio Ribamar Pinheiro e a Exibidora Maranhense.
O Governo do Estado aderiu à campanha e será um dos principais parceiros na sua divulgação. Ao lado do TJMA as secretarias de Turismo e Comunicação Social coordenam a entrega de materiais publicitários e a mobilização dos brincantes para a leitura de textos sobre o tema nos palcos oficiais de shows.
O bloco da paz tem como proposta falar e denunciar os números da violência contra a mulher, e conscientizar a população para o grave problema social. (Joelma Nascimento - Asscom/TJMA)