Hemerson Pinto

A abordagem é necessária diante dos problemas enfrentados no Brasil, resultado, na maioria dos casos, da falta de interesse do poder público e de fiscalização por parte da população. Com o tema ‘Casa comum, nossa responsabilidade’, a Campanha da Fraternidade em 2016 vai promover a reflexão sobre o assunto.
Ontem, a Diocese de Imperatriz anunciou à imprensa o início dos trabalhos, que vão começar com o lançamento oficial no próximo domingo com três celebrações em locais diferentes. Às 8h, na paróquia Cristo Salvador, bairro Bacuri, e na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nova Imperatriz, e às 9h no ginásio da paróquia São Francisco, Praça Brasil.
Segundo o bispo Dom Gilberto Pastana, a Campanha da Fraternidade é a oportunidade oferecida a cada ano pela igreja católica com o objetivo de despertar o interesse em debater e estudar as realidades que impedem o indivíduo de viver a vida com dignidade e “como Deus quer”, afirma.
O tema vai debater sobre a necessidade e a falta de saneamento básico, as questões que envolvem a água, o lixo, os resultados da falta de cuidados que acaba resultando em doenças e mortes.
A Diocese de Imperatriz, assim como as dioceses de todo o Brasil, já cuidou em distribuir o material educativo que será usado durante a Campanha da Fraternidade e em preparar equipes que estarão à disposição da sociedade, levando o debate a escolas, igrejas, associações de moradores e empresas.
Ontem, as paróquias da cidade realizaram a celebração de cinzas, que abre a quaresma, um dos períodos de reflexão do povo católico, considerado pelo bispo Dom Gilberto como um momento para o exercício penitencial para vencer o mal.