A Campanha da Fraternidade de 2017, que tem como tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida", foi refletida durante três dias de evento organizado pelo curso de Teologia da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). O Tríduo Teológico Pascoal foi realizado de 10 a 12 de abril, no coreto da instituição, e contou com a presença de lideranças religiosas, discentes de Teologia da IES, docentes e a comunidade em geral. Já a mesa temática, "Fraternidade em Diálogo", realizada no segundo dia do Tríduo, no auditório da FEST, foi um momento marcado pela reflexão sobre a criação, de modo especial dos biomas brasileiros.
A mesa temática sobre a CF 2017 e o Tríduo Teológico tiveram como objetivo unir duas temáticas acerca da Semana Santa envolvendo fraternidade e teologia, como explicou o vice-diretor da FEST e discente de Teologia, Kleber Aberto de Sousa.
"A Campanha da Fraternidade trata da vida dos biomas que constituem o solo brasileiro. A vida está intimamente relacionada a isso, e muitas vezes nós, enquanto seres humanos, nos esquecemos de que somos também natureza e a nossa ação gananciosa, consumista provoca um desequilíbrio no meio ambiente", ressaltou.
O padre Antonio José, assessor da Campanha da Fraternidade na Diocese de Imperatriz, ressaltou que, a partir do lema da CF, "Cultivar e guardar a Criação", a Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.
"A Campanha da Fraternidade vem sempre nesse período forte da igreja, a quaresma, para celebrarmos a Páscoa do Senhor. A contribuição é fazer a reflexão sobre o tema exposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e refletir na sociedade como diz o santo padre, com todo homem e mulher de boa vontade", lembrou o padre.
De acordo com o coordenador do curso de Teologia, José Heber de Souza Aguiar, o Tríduo Teológico Pascal tem ainda como objetivo a reflexão da temática a partir da metodologia: "Ver", "Julgar", "Agir, "Avaliar" e "Celebrar", correspondendo cada categoria a um dia do
Tríduo e reforçando, assim, o compromisso com a biodiversidade como base no versículo bíblico: "Cultivar e guardar a criação" (Gênesis 2,15).
"A temática foi pensada justamente para comover e promover uma reflexão mais profunda em determinados aspectos que não são comuns na reflexão social. A FEST quer trazer essa temática para promover de fato uma discussão ampla juntamente com a igreja que provoca o tema da Campanha da Fraternidade de 2017", frisou o coordenador.
Foram convidados da Mesa Temática o professor de Direito Ambiental, Esp. José Jagno Rodrigues Nepomuceno, professor de Antropologia e Historiador, Me. José Nilson Oliveira Silva, professor de Economista, Me. Ronilson Sousa e o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Antonio José.
A mesa temática, momento de diálogo interdisciplinar acerca do Tema da Campanha da Fraternidade, foi mediada pelo coordenador do curso de Teologia, prof. Me. José Heber de Souza Aguiar.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15865
Comentários