A Campanha da Fraternidade de 2017, que tem como tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida", foi refletida durante três dias de evento organizado pelo curso de Teologia da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). O Tríduo Teológico Pascoal foi realizado de 10 a 12 de abril, no coreto da instituição, e contou com a presença de lideranças religiosas, discentes de Teologia da IES, docentes e a comunidade em geral. Já a mesa temática, "Fraternidade em Diálogo", realizada no segundo dia do Tríduo, no auditório da FEST, foi um momento marcado pela reflexão sobre a criação, de modo especial dos biomas brasileiros.
A mesa temática sobre a CF 2017 e o Tríduo Teológico tiveram como objetivo unir duas temáticas acerca da Semana Santa envolvendo fraternidade e teologia, como explicou o vice-diretor da FEST e discente de Teologia, Kleber Aberto de Sousa.
"A Campanha da Fraternidade trata da vida dos biomas que constituem o solo brasileiro. A vida está intimamente relacionada a isso, e muitas vezes nós, enquanto seres humanos, nos esquecemos de que somos também natureza e a nossa ação gananciosa, consumista provoca um desequilíbrio no meio ambiente", ressaltou.
O padre Antonio José, assessor da Campanha da Fraternidade na Diocese de Imperatriz, ressaltou que, a partir do lema da CF, "Cultivar e guardar a Criação", a Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.
"A Campanha da Fraternidade vem sempre nesse período forte da igreja, a quaresma, para celebrarmos a Páscoa do Senhor. A contribuição é fazer a reflexão sobre o tema exposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e refletir na sociedade como diz o santo padre, com todo homem e mulher de boa vontade", lembrou o padre.
De acordo com o coordenador do curso de Teologia, José Heber de Souza Aguiar, o Tríduo Teológico Pascal tem ainda como objetivo a reflexão da temática a partir da metodologia: "Ver", "Julgar", "Agir, "Avaliar" e "Celebrar", correspondendo cada categoria a um dia do
Tríduo e reforçando, assim, o compromisso com a biodiversidade como base no versículo bíblico: "Cultivar e guardar a criação" (Gênesis 2,15).
"A temática foi pensada justamente para comover e promover uma reflexão mais profunda em determinados aspectos que não são comuns na reflexão social. A FEST quer trazer essa temática para promover de fato uma discussão ampla juntamente com a igreja que provoca o tema da Campanha da Fraternidade de 2017", frisou o coordenador.
Foram convidados da Mesa Temática o professor de Direito Ambiental, Esp. José Jagno Rodrigues Nepomuceno, professor de Antropologia e Historiador, Me. José Nilson Oliveira Silva, professor de Economista, Me. Ronilson Sousa e o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Antonio José.
A mesa temática, momento de diálogo interdisciplinar acerca do Tema da Campanha da Fraternidade, foi mediada pelo coordenador do curso de Teologia, prof. Me. José Heber de Souza Aguiar.