Nesta segunda-feira, 18, é comemorado o Dia Nacional do Conselho Tutelar. Para marcar a data e despertar a atenção da sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, será realizada neste dia, às 8h, em Imperatriz, a Caminhada Proteger, que visa também tornar pública a necessidade da criação de uma delegacia especializada no atendimento a crianças e adolescentes.
O movimento é uma das ações definidas pelo Grupo de Trabalho Proteger. Idealizado pela Suzano Papel e Celulose, o Grupo é composto pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselhos Tutelares, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, CREAS, CRAS e diversas organizações não governamentais e promove o debate e a conscientização sobre a importância de garantir proteção ao público infanto-juvenil principalmente contra o abuso sexual na região.
Na quarta-feira, 13, durante apresentação em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz sobre as principais causas do abuso sexual (em geral praticado por familiares ou amigos das vítimas), representantes do Projeto PROTEGER também ressaltaram a importância de existência de locais preparados e mais acolhedores para o atendimento das crianças e adolescentes que são vítimas deste tipo de crime.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Maranhão está entre os dez estados do país que mais registraram denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Por semana, são registradas mais de 30 denúncias em todo o estado.

SERVIÇO
Caminhada PROTEGER - Contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
Quando? 18 de novembro de 2013 (segunda-feira);
Local: Concentração na Praça de Fátima, a partir das 8h.
Percurso: Saída da Praça de Fátima – Simplício Moreira, passando pelas vias Luis Domingues, Amazonas, avenida Getúlio Vargas, Ceará, Dorgival P. Souza, Coriolano Milhomem, Bom Futuro, Souza Lima, retornando para a Praça de Fátima.