Vinte escolas participaram da caminhada

A Caminhada pela Paz no Trânsito, realizada na manhã de ontem (23), foi um sucesso, segundo o secretário de Trânsito de Imperatriz, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar. Para ele, a maciça participação da sociedade é prova de que as pessoas estão envolvidas e empenhadas em mudar a realidade do trânsito da cidade.
O evento teve início por voltas das 9h, na Praça de Fátima, seguindo pela avenida Getúlio Vargas, até chegar na rua Paraíba, onde foi feito o retorno pela avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. Estavam presentes, além do secretário de Trânsito, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os vereadores Raimundo Roma e José Carneiro Santos, o Buzuca; e todos os secretários municipais.
Alunos, professores e diretores de vinte escolas da cidade participaram da caminhada. Entre os presentes, estava o professor Moisés Rodrigues, que considerou a ideia excelente. Segundo ele, isso demonstra a preocupação das autoridades com a questão do trânsito. “É uma excelente ideia. Nós sabemos que em todo o Brasil a questão de trânsito é uma preocupação não só da população, mas também das autoridades. Fazer uma caminhada para discutir essa questão é válido. Que não seja apenas esta e haja outras ações neste sentido”, explicou o professor.
Os estudantes também aprovaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran). Cristiane Oliveira estuda o 9º ano na escola Santa Maria e destacou o orgulho de participar da iniciativa. “É maravilhoso participar disso [caminhada]. Poder conscientizar as pessoas é maravilhoso. Queremos reduzir o número de acidentes no trânsito e sabemos que isso vai acontecer. Nós vamos lutar por isso”, garantiu.
Infraestrutura e agentes
O prefeito Madeira destacou os constantes investimentos na infraestrutura da cidade, lembrando que, para a redução dos acidentes, o mais importante é a conscientização dos condutores. “O que pode ser feito é conscientizar os condutores para terem maior responsabilidade no trânsito. Nós não temos como aumentar o número de ruas ou reduzir o número de veículos. Esses eventos são importantes para chamar a atenção da população sobre este grave problema do país hoje”, argumentou. O prefeito explicou, ainda, que é necessário aumentar o número de agentes de trânsito e isso será feito já no próximo concurso. A expectativa é triplicar este número.
Cabo Jota Ribamar falou sobre a programação e a satisfação em ter realizado a Semana de Trânsito. “Foi uma semana fantástica! A sociedade imperatrizense nos recepcionou com muito carinho. Estivemos presentes nas escolas, nas instituições privadas e, principalmente, nas ruas, que é onde, de fato, acontecem os acidentes. Nós observamos a vontade que a cidade tem de ver um trânsito mais organizado”, finalizou.
A Semana pela Paz no Trânsito foi iniciada na última segunda-feira (19), acompanhando a movimentação nacional. O evento abordou dois temas: “Juntos podemos salvar milhões de vidas” e “No trânsito está em suas mãos evitar o pior”. (Comunicação)