Na manhã de sábado, 23 de novembro, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com a Escola Alvorada, promoveu caminhada de conscientização da importância do exame preventivo ao câncer de próstata.
A Caminhada Novembro Azul de Imperatriz, que começou às 9h, e reuniu mais de duas mil pessoas, fez o trajeto Praça de Fátima, onde aconteceu a concentração, até a Praça Brasil e retornou para o ponto de partida, com a dispersão.
No Brasil, um homem morre a cada 36 minutos devido ao câncer de próstata segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer. Doença representa 28,6% de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade.
De acordo com a Prefeitura, mesmo ainda faltando uma semana para terminar a campanha, a meta está sendo atingida. Durante esse mês, a Unidade Móvel Oncológica se desloca para pontos estratégicos da cidade, para o atendimento aos homens.
Aciléia Pereira, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde do Município, convidou todos os homens para realizarem os seus exames no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes. "Independente de ser Novembro Azul ou não, a determinação do prefeito Assis Ramos e do secretário Alair Firmiano, é de que os exames sejam realizados. Os exames são feitos às terças e quintas, durante todo o ano", destacou.
Médico conceituado da cidade, Byron Bernardino Bezerra Fialho, que mais do que ninguém sabe da importância da prevenção do câncer de próstata, participou da Caminhada Novembro Azul, e conclamou a todos os homens que procurem fazer o exame. "Que todos os homens façam a prevenção, eu como médico sei desse problema que é um dos que mata mais homens em todo o mundo. O prefeito Assis Ramos e o Dr. Alair, estão de parabéns pela iniciativa. Sempre estão saindo na frente em todos os setores e principalmente quando se trata da saúde. Imperatriz hoje é a capital da saúde", enfatizou.
Morador do bairro Santa Rita, o aposentado Reginaldo Lima, disse que viu essa iniciativa com muita satisfação. "Vejo com satisfação que a Prefeitura e a Semus estão cuidando da saúde de quem precisa e o que também é preciso é que todos os homens acabem com esse preconceito, principalmente na questão do toque e vá atrás de manter a sua saúde, tudo de graça que o município está oferecendo. Vamos lutar contra o câncer e a prevenção é o melhor remédio", afirmou.
O secretario Alair Batista Firmiano, disse que as ações de prevenção ocorrem durante o ano todo, nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais e Unidade Móvel. "É importante que os homens se conscientizem do perigo do câncer de próstata e de que sua prevenção é necessária. O diagnóstico precoce permite tratamento e cura em 90% dos casos", reiterou.
Vale destacar na Caminhada Novembro Azul, a presença de várias mulheres que foram maioria no evento. "A mulher tem um papel importante nesses casos porque servem de incentivo para que os homens façam o exame", finalizou Alair Firmiano. (Dema de Oliveira)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16514
Comentários