Hemerson Pinto
Não apenas deficiência física, mas todo e qualquer tipo de deficiência. A data, 03 de dezembro, é lembrada no mundo inteiro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em Imperatriz, seis entidades que representam o grupo se reuniram na manhã de ontem para a quarta edição do evento que percorre ruas e avenidas do Centro, levando o protesto pelo fim do preconceito e outros obstáculos.
“Estamos chamando atenção da sociedade para a causa da acessibilidade, que é observada como barreiras arquitetônicas. Ter um porta adaptada, uma rampa, uma calçada, é acessibilidade. Neste momento, estamos dizendo, principalmente, que a maior barreira que existe para uma pessoa com deficiência é a barreira atitudinal. A sociedade tem de se conscientizar de que a pessoa com deficiência não é diferente. Tem direitos, como qualquer outra pessoa, garantidos pela Constituição Federal”, declara Maria da Conceição, da Associação dos Deficientes Visuais.
A caminhada realizada em Imperatriz contou com a participação de todas as entidades do município, envolvidas na causa das pessoas com deficiência. A concentração foi na Rua Amazonas, em frente à Igreja Adventista, de onde os participantes seguiram pela Avenida Getúlio Vargas e outras avenidas e ruas da área central.
Comentários