Para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia da Acessibilidade (5 de dezembro), será realizada nesta quarta-feira (03), em Imperatriz, uma caminhada com o tema “Caminhada da Acessibilidade – Sem acessibilidade não há inclusão”. Com concentração na Rua Amazonas, esquina com Avenida Getúlio Vargas, a caminhada terá início às 8h e percorrerá as principais ruas do centro da cidade.
O evento, que está sendo promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Fórum Regional das Entidades, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) e Entidades da Pessoa com Deficiência, tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a temática, uma vez que é um assunto que será discutido e lembrado mundialmente e que precisa da atenção de todos.
“Nossa maior intenção com essa caminhada é demonstrar que a pessoa com deficiência não é um ser incapaz, que precisa ter seus direitos respeitados, principalmente ter seus direitos de acessibilidade garantidos, não só pelo poder público, mas pela sociedade civil. Queremos garantir não só o direito de ir e vir, mas o direito ao respeito, à inclusão e ao olhar sem preconceito”, declarou Viviane Dacon, integrante da comissão organizadora do evento e presidente do CMDPD.
Além da caminhada de hoje, desde o dia 1º de dezembro, uma vasta programação vem sendo realizada para contemplar a pessoa com deficiência e seus familiares. São palestras com assuntos direcionados sendo promovidos por parceiros. No primeiro dia de programação o público alvo foram os atletas do time de basquete sobre rodas do CENAPA e os usuários do CRPD, que receberam orientações a cerca da saúde do homem, repassada pela equipe da Atenção Básica em Saúde do município, especificamente da Saúde do Homem.
Já no segundo dia de programação, realizada ontem (02), no auditório da Secretaria de Saúde, a palestra foi com o tema “Benefícios e Empregabilidade”, ministrada pela assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pela terapeuta ocupacional do CRPD, que orientaram e tiraram dúvidas sobre inclusão no mercado de trabalho e Benefício de Prestação Continuada – BPC. A palestra foi direcionada tanto ao público em questão quanto aos familiares e empresariado. (Sara Ribeiro – ASCOM)