Um novo momento para os católicos imperatrizenses. Homens, mulheres e crianças devem lotar as ruas na manhã de domingo, 14,  para a primeira Caminhada do Terço dos Homens, ou ‘Caminhada da Fé’. O evento é promovido pela Diocese de Imperatriz e leva a público o resultado de uma manifestação de fé que em 2009 começava a ser praticada em Imperatriz, de forma ainda tímida, em algumas paróquias da cidade.
Cinco anos depois, não é difícil receber convites pelas redes sociais, por veículos de comunicação e até ‘no boca a boca’ para participar do formato escolhido por homens para rezar o terço: em grupos dentro da igreja, em um salão paroquial, em uma sala de catequese ou na casa de algum membro da comunidade.
Aos poucos o número de adeptos foi aumentando e existe até uma disputa sadia para saber qual paróquia, comunidade ou grupo reúne mais homens durante a oração do ‘Terço dos Homens’. Hoje, existem pessoas que dentro de suas paróquias ou comunidade têm como única função se responsabilizar por programar, convidar e divulgar pessoas para as reuniões de homens com terços nas mãos, cenas que não eram comuns até pouco tempo.
Agora, como um movimento forte, o ‘Terço Católico’ vai às ruas e promete levar cerca de duas mil pessoas de todas as paróquias da Diocese na primeira edição da caminhada. A concentração está marcada para as 6h30 de domingo na paróquia Cristo Salvador, Parque do Buriti. Às 7h, deve ser iniciada a missa presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana.
Em seguida, a multidão (aguardada) vai seguir em procissão para a Catedral Nossa Senhora de Fátima, Centro. No caminho haverá meditação do terço com reflexões sobre violência, tráfico de drogas e todo o tipo de crime que afeta o dia a dia das famílias. No encerramento, os participantes vão compartilhar um lanche. O tema da caminhada é: “Com Jesus e Maria caminhando e rezando pela paz em Imperatriz”. (Hemerson Pinto)