Na caminhada haverá também a participação dos Doutores da Alegria, meninas de patins, unidade móvel oncológica e grupo de ciclistas; Aeróbica na saída e banda do 50º BIS na chegada

A caminhada que encerra as atividades da campanha "Outubro Rosa" na cidade acontece hoje (31). A concentração é a partir das 7:30, na Praça Brasil, de onde sai com destino à Praça de Fátima. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São Rafael, AMPARE e Regional de Saúde, a passeata visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer.

"Durante todo o mês de outubro realizamos palestras, exames preventivos e mobilizações em Unidades Básicas de Saúde, comunidades da zona rural e também nas ruas, com o intuito de conscientizar as pessoas e também de massificar as informações a respeito co câncer de mama. E a caminhada vem para abrilhantar esse movimento que iniciamos no desde o dia 1º, e despertar os imperatrizenses que ainda não se atentaram para a importância de realizar exames periodicamente", afirma a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ao falar da importância da caminhada de hoje.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no País, por isso a necessidade de intensificar as ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce. Segundo as estatísticas, muitas mulheres só identificam a patologia quando ela já está em desenvolvimento - o que aumenta os riscos de morte. A caminhada, assim como a campanha do mês inteiro, objetiva incentivar as mulheres a mudar essa realidade.
Para tanto, diversos agentes da sociedade civil, empresas e entidades estão envolvidas nesta mobilização. Entre eles já confirmaram participação na caminhada os 'Doutores da Alegria', 'Grupo de Meninas do Patins', o ônibus da Unidade Móvel Oncológica e um 'Grupo de Ciclistas'. "Vale ressaltar que teremos também aeróbica antes da partida (com profissionais do NAS - Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Banda do 50º BIS na chegada", acrescenta uma das mobilizadoras do evento, Vilenice Batista, ao convidar a população para participar do movimento.
"É importante que todos participem, pois é uma caminhada informativa que alertará as pessoas sobre a situação atual do câncer de mama que acomete um grande de número de mulheres do nosso Estado; e também os homens em menor proporção. Em Imperatriz, por exemplo, existem dois casos em tratamento", alerta o oncologista do município Gumercindo Filho.

Percurso
A caminhada sai da Praça Brasil seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, passa pela Rua Alagoas e pega a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, por onde segue até a Praça de Fátima.