Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a mobilização reuniu centenas de pessoas
A caminhada em comemoração ao Dia da Saúde Mental, realizada na manhã dessa quinta-feira (10), contou com a participação de usuários e funcionários da rede de saúde mental. A mobilização saiu da Praça Brasil, seguindo pela Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa até a Praça de Fátima, e reuniu centenas de pessoas.
A beleza da caminhada foi enfeitada por cartazes que expressavam o sentimento das famílias e usuários da rede de saúde mental. Nas declarações foi possível observar o clamor destas pessoas quanto ao preconceito e exclusão que sofrem: "De perto ninguém é normal! Preconceito não! Cuidar sim! Respeito! Paz! Igualdade!".
Jovens, crianças e adultos participaram da passeata. Com o grito "Hoje sou eu, amanhã pode ser você!", os discursos iam costurando os pedidos de apoio e de respeito para com os usuários dos CAPS. "Ninguém pede para ter transtorno mental, isso pode acometer qualquer pessoa, por isso pedimos respeitos aos nossos pacientes, e principalmente respeito e apoio ao tratamento em meio aberto", explica o coordenador da rede de saúde mental do município, Alberto Clésio.
Segundo ele, esse novo modelo de tratamento - que exclui os manicômios, apesar de ser de difícil aceitação - é o melhor para o paciente. Alberto afirma ainda que esse é o diferencial para tratar os transtornos mentais e que a caminhada tem por objetivo "fazer um convite à sociedade para entender as novas diretrizes que regem o tratamento da saúde mental, que é tratamento em meio aberto, com dignidade, onde ele tenha o direito de ir e vir".
Na concentração na Praça de Fátima, os participantes contaram com um lanche e com muita animação por conta da banda Chico Brow, além de um festival de canto, apresentação do Coral Infantil e Adulto, peça teatral com usuários do CAPS III e exposição de artes confeccionadas por pais e usuários. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários