Há algum tempo, as pessoas de todas as idades que praticam caminhadas, tanto no período da manhã quanto da tarde/noite, reclamavam da falta de segurança em função do tráfego de motocicletas e automóveis por toda a extensão das pistas do Viva Beira-Rio. De acordo com determinação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), é proibido o tráfego de automóveis no período das 06h00 às 08h30 e das 17h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira, nas pistas de caminhadas.
Não obstante a essa proibição, motoristas de automóveis e motociclistas permanecem circulando pelo local, até mesmo enfrentando os guardas de trânsito, que lá permanecem durante os períodos de caminhadas. No final de semana passado, entretanto, após receber várias denúncias, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, resolveu fazer valer a determinação da Prefeitura em respeito às pessoas que praticam exercício físico na Beira-Rio.
Desta forma, a Setran aumentou o efetivo de guardas no local, pintou uma faixa em toda a extensão das pistas, sinalizando o tráfego dos ciclistas para que estes não mais circulem em meio às pessoas que realizam suas caminhadas. A Secretaria aumentou consideravelmente o número de placas indicativas da proibição do tráfego de veículos nos citados horários, de forma que o motorista não pode justificar que desconhece a determinação da Secretaria de Trânsito, mesmo que ele não seja de Imperatriz.
A Setran também veiculou, nas emissoras da cidade, publicidade dando conta das mudanças de itinerários de algumas ruas e avenidas, bem como da proibição do tráfego de veículos na Avenida Beira-Rio nos horários destinados às pessoas que praticam caminhadas. De acordo com o secretário Cabo Jota Ribamar, a determinação do prefeito Sebastião Madeira é dotar o local de uma infraestrutura necessária visando a segurança das pessoas que ali praticam exercício físico.
Há anos praticando caminhadas na Beira-Rio, o autônomo Raimundo Nonato Neres, 52, disse que já não aguentava mais caminhar pela Beira-Rio se desviando de carros, motocicletas, carroças e bicicletas, que ameaçavam a segurança das pessoas. “Todos os moradores de Imperatriz sabem que um conceituado médico foi atropelado e morto quando realizava sua caminhada matinal aqui na Beira-Rio”, relembra Nonato.
Para a senhora Maria de Sousa Silva, que também pratica caminhada diariamente pela Beira-Rio, a situação causada pelo desrespeito de alguns motoristas estava insustentável, “uma vez que a gente não sabia se caminhava ou se desviava de veículos de todos os portes”, observa ela, ressaltando que “agora nós praticamos nossa caminhada com mais satisfação porque sabemos que estamos em segurança”, concluiu Maria Silva. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14198
Caminhada com mais segurança na Beira-Rio
Ação da Prefeitura foi bem recebida pelos praticantes de caminhada
Comentários