Dijé Guedes

Quem passou pela Rua Coronel Manoel Bandeira, no centro, na manhã de ontem, pensou que estava assistindo a um desfile de Sete de Setembro. Era a grande caminhada da Escola Santa Teresinha, que organizou em pelotões alunos, ex-alunos, pais e funcionários, que exibiam bandeiras e alguns modelitos dos antigos uniformes da escola.
Também participaram da caminhada as irmãs da EST e outras capuchinhas, com representantes de suas respectivas escolas das cidades de Fortaleza (CE), Santa Bárbara (MG), Abaetetuba (PA), Manaus (AM), São Luís (MA) e Codó (MA), além das caravanas de atletas vindas de várias regiões do país, inclusive do Pará e Minas Gerais, para prestigiar o evento dos 90 anos da escola, a serem completados no próximo dia 3 de agosto.
A comissão de frente foi formada por alunos da velha-guarda honradamente representados pelo médico oftalmologista Mário Cortez e Raimunda Cortez Dourado. Eles vestiam o uniforme da década de 1950.
Em seguida, o pelotão de ex-alunos, com integrantes que atualmente são pais e/ou avós de alunos. Lá estavam pessoas conhecidas da sociedade local, como membros da família Guerra, as professoras Evane Santos e Sylvia Cristine Cunha Rocha, o comerciante Carlos Brandão, entre outros que exibiam a faixa “Eu faço parte dessa história”.
Puxados pela Banda do 50º BIS, que sempre apoia e participa dos eventos da EST, seguiam os alunos contemporâneos do fundamental e médio. O destino era a Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde foi realizada uma celebração eucarística presidida pelo Bispo Dom Gilberto Pastana.
Na Igreja, um dos destaques foi o pronunciamento de uma das primeiras alunas, Dona Maria Teresa Gaby Rocha, matriculada no ano de 1935, quando a escola funcionava na casa dos padres capuchinhos, atualmente Centro Pastoral Diocesano de Imperatriz (Instalações da 1ª Ciretran). Ela fez um breve pronunciamento sobre sua passagem pela escola, ressaltando que seus irmãos, filhos e netos também estudaram na EST. E há bisnetos estudando nessa escola. “Digo a vocês: não desanimem. Creiam. Estudem. Não tenham medo. Pra vocês mais tarde estarem assistindo também a uma festa maravilhosa igual a essa”, disse ela, aplaudida de pé.
Por onde passava, a caminhada chamava a atenção de todos, causava impressões e provocava comentários positivos: “Esta escola tem realmente motivos para comemorar”, comentou convicto o advogado e jornalista Nilson Santos, ao encontrar a caminhada na esquina do antigo Cine Fides, no cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com a Coronel Manoel Bandeira. 
Em uma panificadora na Rua Frei Manoel Procópio, o assunto predominante nas mesas e na fila do pão era o aniversário dos 90 anos da EST. Quem preferiu tomar o café com cuscuz no Mercadinho Bom Jesus também comentou ou ouviu algo sobre as atividades alusivas.
As atividades dessa quinta-feira culminaram com a abertura da Copa 90 Anos, que terá a participação de atletas de São Luís e Minas Gerais, e ainda lançamento do Selo Comemorativo. Hoje, a programação continua com palestras para alunos e cursos para professores. Matheus Prado, especialista em Enem, fará uma palestra aberta à comunidade, às 19h30, no Auditório do Palácio do Comércio.