Setran e Centro de Valorização da Vida tratam sobre a instalação de uma câmera de videomonitoramento na ponte Dom Afonso Felipe Gregory - Gil Carvalho

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Setran, Leandro Braga, acompanhado do assessor jurídico Vitor Amorim, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 06, com a vice-presidente do Comitê de Promoção da Vida e de Prevenção ao Suicídio, Marlene Costa; o coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), Francisco Barbosa, e a voluntária Marisete Mendes. Na pauta, a implantação do sistema de monitoramento na ponte Dom Afonso Felipe Gregory, divisa dos estados do Maranhão e Tocantins.

"A decisão da Setran em instalar esse equipamento é recebida com grande alegria, pois será um dispositivo a mais na prevenção e combate ao suicídio em Imperatriz", enfoca o coordenador da CVV, Francisco Barbosa, que vê com preocupação o aumento do índice de ocorrências desta natureza que supera em três vezes mais os dados nacional, 3 a 4 casos para cada grupo de 100 habitantes.
Para ele, esse efetivo combate preventivo passa pela implantação do videomonitoramento na ponte Dom Afonso Felipe Gregory, trabalho que deve ser realizado em parceria com outras instituições de segurança pública da cidade.
A voluntária Marisete Mendes ressalta que "há 58 anos a ONG CVV trabalha na prevenção ao suicídio, disponível 24 horas através do telefone 188, voluntário que acolhe ligações telefônicas para prestar auxílio emocional e psicológico. Em Imperatriz, o posto de atendimento funciona há um ano e meio contribuindo no desenvolvimento de atividades de prevenção e combate desta natureza", frisou.
O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, enfatizou que "em menos de três meses de funcionamento o serviço de videomonitoramento comprovou eficácia na prevenção ao crime evitando roubos de veículos e a estabelecimentos comerciais durante o período carnavalesco em Imperatriz". A previsão é que sejam instaladas 100 câmeras em pontos estratégicos da cidade visando reduzir, prevenir e a elucidar crimes", afirma.
Ele contou ainda que recebeu a sugestão de um policial militar para que fosse instalada uma câmera de videomonitoramento na ponte Dom Afonso Felipe Gregory para prevenir diversas ocorrências, inclusive os casos de roubos e furtos de veículos, cabos de fibra ótica e da rede elétrica que causam danos ao erário público e prevenção ao suicídio.
O auxiliar de serviços gerais, Humberto Brito, considera bastante positivo a iniciativa do prefeito Assis Ramos, que viabilizou a implantação de um dos mais modernos sistemas de videomonitoramento do país. "Do jeito que está a violência na cidade, essa é uma grande contribuição que a prefeitura está dando na melhoria da segurança pública", concluiu. (Gil Carvalho-Ascom)