Hemerson Pinto
Pessoas nascidas em outras cidades ou estados e que dentro das suas funções contribuem para o crescimento da segunda maior cidade do Maranhão. A lista das 39 pessoas que na tarde de ontem receberam o título de Cidadão Imperatrizense foi indicada pelos vereadores. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio do Comércio.
O primeiro a receber a homenagem foi o juiz de direito Marlon Reis. Só a leitura do currículo do homenageado gastou mais de cinco minutos. Nascido em Pedro Afonso-TO, o magistrado tem como marca na carreira a luta contra a corrupção eleitoral. É um dos idealizadores e relatores da Lei da Ficha Limpa, apenas um dos tantos projetos que ajudou a criar para combater a corrupção nas eleições do país.
Em seu discurso, o prefeito Sebastião Torres Madeira destacou a importância de cada um dos homenageados e chamou atenção para duas mulheres indicadas para o título: Francisca Dominices, uma ativista na batalha pela ampliação e melhoria no tratamento do câncer na região, e a lavradora Maria de Lourdes, presidente do Fórum de Defesa da Estrada do Arroz.
“É justo que a cidade, por meio do Poder Legislativo, faça essa homenagem, que também é um incentivo para que outras pessoas trabalhem por nossa Imperatriz. Os homenageados aqui são homens e mulheres de diferentes profissões e classes sociais. Elas (as duas mulheres citadas por ele) são pessoas humildes e importantes para a nossa cidade”, declarou o prefeito Madeira.
Para o vereador presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, “poderíamos ter mais homenageados, mas cada vereador só pode homenagear dois por ano. A cidade foi desenvolvida, em sua maioria, por gente de fora. É uma honraria que faz a gente sentir mais amor por Imperatriz e se sentir mais imperatrizense”, disse o vereador, pernambucano, que é cidadão imperatrizense.
A homenageada Maria de Lourdes é natural de Buriti Bravo-MA. “Hoje, como uma cidadã imperatrizense, sinto uma felicidade que me faz ter mais vontade de continuar a luta”, comenta, emocionada, a lavradora e líder do movimento que tem papel importante na conquista da assinatura de ordem de serviço para o asfaltamento da Estrada do Arroz.
A pedagoga formada pela Universidade Federal do Maranhão, Jaíse Pereira Nunes, nasceu em Colinas-MA. Há 30 anos em Imperatriz, disse que foi recebida de braços abertos pela cidade “que te dá oportunidades, você segura e hoje estou aqui recebendo este título que tem um peso grande. Agora tentarei honrá-lo ainda mais”.
Comentários