Raimundo Primeiro
A Câmara Municipal de Imperatriz abriu, na manhã dessa terça-feira (3), os trabalhos relativos ao 5º período da 17ª Legislatura, numa sessão tranquila e participativa, precedida da execução do Hino Nacional pela Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro (50º BIS), quando as bandeiras do Brasil, do Estado e do Município foram hasteadas pelos vereadores José Carlos Soares Barros (presidente), professora Caetana Frazão e pelo vice-prefeito, pastor Luiz Carlos Porto, representante no ato o prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB), que não pôde comparecer por encontrar-se ausente da cidade em viagem de trabalho.
Logo em seguida, os vereadores, os convidados, os jornalistas e populares foram convidados a adentrarem ao recinto do Palácio Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa e assistirem ao início da programação que, a partir daquele momento, estaria acontecendo, com o público superlotando as dependências da Casa de Leis do Município e participando de um acontecimento marcado pela harmonia e disposição dos parlamentares em trabalharem, a partir desta quarta-feira (4), quando começam as sessões ordinárias, em benefício dos diversos setores da população imperatrizense, conforme vem ressaltando desde sua posse o vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PTB).
Assim que chegou à mesa, o vereador José Carlos Soares convidou o secretariado da gestão Sebastião Madeira para participar do acontecimento, integrando o painel de autoridades que compunham o dispositivo oficial.
As falas foram iniciadas com as bênçãos do pastor Glaydson e do padre Samuel, o primeiro destacando a importância do trabalho realizado por Davi, que venceu o gigante Golias, e o segundo lendo um versículo bíblico ressaltando a necessidade do companheirismo.
Pronunciamento emocionado
Em seu pronunciamento, o vereador José Carlos Soares (PTB), presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, destacou ter ficado emocionado ao se lembrar do tempo em que estava cursando a 4ª série do antigo primário, durante o momento de execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do 50º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, situado em Imperatriz, quando, antes de entrar para a escola e assistir às aulas, sua turma tinha de cantá-lo em respeito à pátria.
De acordo com o vereador José Carlos Soares, a Câmara Municipal tem, além de ser a Casa do Legislador, de ser a “porta voz do povo de Imperatriz”, demonstrando para a sociedade civismo, valorizando, acima de tudo, a família, tendo em vista hoje em dia, principalmente pelas redes sociais, a constatação do desrespeito das novas gerações para com “a família do povo brasileiro e para com a família do povo de Imperatriz”.
O presidente do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa conclamou não só aos vereadores, mas a todos os presentes na solenidade de retomada dos trabalhos legislativos, para voltarem às suas origens, valorizando seus filhos e as famílias. “E, assim, o Brasil e Imperatriz se tornarão cada vez melhores”, reforçou o parlamentar.
Mensagens positivas
“Nós trouxemos um pastor e um padre para que eles destacassem a importância de Deus em nossas vidas, com a nossa gestão começando a ser marcada assim, trazendo sempre as pessoas que nos trarão mensagens positivas, como a mensagem do nosso Pai maior, nosso Deus todo Poderoso”, ponderou o vereador José Carlos Soares Barros.
José Carlos Soares agradeceu a presença das autoridades e do público de um modo geral, frisando ter “ficado bastante emocionado com as presenças de todos, das senhoras e dos senhores; ver essa Casa, todos os dias, com, no mínimo, entre trezentas e quatrocentas pessoas, será um privilégio, um prazer para nós. Essa Casa vai ficar aberta e à disposição da sociedade durante vinte e quatro horas por dia, recebendo os reclames, as reivindicações e procurando, no máximo do possível, atender toda a sociedade de Imperatriz”.
Ação comunitária
O ex-vereador Joel Gomes Costa, ouvidor do Município, lembrou do trabalho que a Câmara Municipal tem desempenhado em benefício da população, destacando que voltava com “muito orgulho a fazer uso da tribuna”, lembrando os vinte e quatro anos que esteve exercendo o cargo de parlamentar mirim. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, parafraseou o cantor e compositor Geraldo Vandré, uma das expressões da Música Popular Brasileira (MPB), dizendo ter tido a honra de sentar nas cadeiras do legislativo, “conviver com este parlamento”, observando ter desejado fazer ainda muito mais pela comunidade local.
Conexão entre Legislativo e Executivo
Por sua vez, o vereador Hamilton Miranda, ex-presidente da Câmara Municipal (ele antecedeu a José Carlos Soares), disse que estava autorizado pela bancada a fazer a interlocução do Legislativo com o governo municipal. “Temos, vereador-presidente José Carlos Soares, que, cada vez mais, reforçar o Poder Legislativo. E tenho certeza, com a sua sabedoria, com a sua experiência de vários mandatos, o senhor dará o suporte necessário para esta bancada trabalhar em sintonia com o Poder Executivo; quando necessário, também, do mesmo cobrar”.
Comentários