Mesa de trabalhos composta pela irmã Maria das Neves, Conceição Madeira, Caetana Frazão, Terezinha Santos, Miriam Reis, Conceição Formiga e Glória Cortez
Mulheres superlotaram Galeria do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa

Raimundo Primeiro

Muito concorrida, na manhã dessa quinta-feira, 5, a sessão especial em homenagem às mulheres de Imperatriz, realizada pela Câmara Municipal de Imperatriz. A programação foi aberta pelo vereador José Carlos Soares Barros (PTB), o Zé Carlos, lembrando que, há 40 anos, a Casa foi presidida por uma mulher, Alvina Fortaleza, nome dado à comenda recém-criada e que anualmente será entregue às mulheres que ajudaram e continuam escrevendo a história da cidade.
Logo em seguida, o vereador Zé Carlos passou o comando dos trabalhos para a vereadora Fátima Avelino (PMDB), que foi assessorada pelas vereadoras Caetana Frazão (PSDB) e Teresinha Santos (PSDB), integrantes da Bancada Feminina do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa.
A mesa de trabalhos da sessão especial que comemorou a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, domingo, foi composta pelas vereadoras Fátima Avelino, Caetana Frazão e Terezinha Santos, Miriam Reis Ribeiro (secretária do Desenvolvimento Social), Conceição Formiga (secretária de Políticas para Mulher), irmã Maria das Neves (diretora da Escola Santa Teresinha, no ato representante das homenageadas), Glória Cortez (Ampare, Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina, representante de todas as mulheres) e Conceição Madeira (secretária de Saúde), entre outras.
As boas-vindas foram dadas pela vereadora Caetana Frazão, agradecendo ao presidente da Casa de Leis, vereador Zé Carlos, que não mediu esforços para que as reivindicações da Bancada Feminina em homenagear mulheres que se destacaram em ações em prol da população e do desenvolvimento de Imperatriz fossem prontamente atendidas e, desta forma, a solenidade da manhã de ontem pudesse acontecer.
“Agradecemos ao presidente Zé Carlos, dizendo que, neste dia, nós estamos aqui para, juntas, comemorarmos o Dia Internacional da Mulher. Nós estamos felizes, vendo a Câmara Municipal, a Casa do Povo, lotada, com vocês, mulheres, aqui conosco. Nosso objetivo era trazer as mulheres que estamos vendo, agora aqui, e muitas outras; e isso aconteceu. Estamos felizes com todas vocês presentes”, disse Caetana.
A vereadora Fátima Avelina, primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal, afirmou, a propósito, tratar-se de um “momento histórico e que fará parte do calendário anual da Casa, entregando a Comenda/Medalha Alvina Fortaleza anualmente às mulheres que são destaques em suas áreas de atividades”. A parlamentar também agradeceu o empenho do vereador-presidente Zé Carlos em trabalhar na aprovação do Projeto de Lei que instituiu a comenda que, a partir de ontem, começou a homenagear mulheres imperatrizenses.
Ao todo, vinte e uma mulheres foram homenageadas. Ou seja, os vinte e um vereadores escolheram uma mulher que teve e continua tendo participação efetiva no processo de desenvolvimento de Imperatriz. Elas representaram os diversos setores da população. Desde a quebradeira de coco, professora e médica, a comunidade esteve realmente representada, durante a sessão solene da manhã de quinta-feira, na Câmara Municipal, com os vereadores reconhecendo os trabalhos que elas realizaram no campo em que atuaram. Algumas delas ainda estão em plena atividade e dispostas.