Escola homenageada com o Prêmio Sintonizado com a Educação
Secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira
Vereador Zesiel Ribeiro (na tribuna), autor do Decreto Legislativo que criou o Prêmio Sintonizado com a Educação

Carlos Gaby/Assimp

A Câmara Municipal de Imperatriz homenageou, na sessão dessa terça-feira (24), as escolas municipais com melhor desempenho e maior evolução nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação de 2015/2016. A homenagem foi feita com entrega de diplomas do Prêmio Sintonizado com a Educação, criado através do Decreto Legislativo (DC) 03/2017, de autoria do vereador Zesiel Ribeiro (PSDB). 
As três escolas que obtiveram os melhores indicadores do Ideb são Escola Municipal Samaritana (6.0), Escola Municipalizada Santos Dumont (6.0) e Escola Municipal Fraternidade (5.9).
As três com melhor evolução proporcional em comparação com os resultados da avaliação anterior foram Centro Educacional Emanuel II (evolução 1.6), Centro Educacional Marieta Albuquerque (1.5) e Colégio Guilherme Dourado (1.3).
Participaram da sessão o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Francisco Silvestre; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Steei), Francisco Messias da Silva; a presidente da Associação dos Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz, Cleomar Conceição; gestores das escolas premiadas, alunos e mães de alunos.

O prêmio

Segundo o vereador Zesiel Ribeiro, o prêmio Sintonizado com a Educação, concedido em forma de diploma, é o reconhecimento ao esforço “de todos que fazem a educação e a escola”. 
“A premiação visa estimular o aprendizado e a construção do conhecimento, contemplando a família, os professores, gestores de escolas, estudantes e servidores das escolas públicas municipais”, declarou o vereador.
As escolas homenageadas com o Prêmio foram indicadas pela Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Imperatriz, após a divulgação bienal dos resultados do IDEB pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação.