Vereadora Maura Barroso

Casos de violência, abandono e exploração financeira de idosos deixam de ser devidamente apurados ou simplesmente não aparecem nas estatísticas por falta de uma delegacia especializada para investigar as inúmeras ocorrências registradas mensalmente. O assunto foi tema de debate na sessão dessa quarta-feira, 12, na Câmara Municipal.
Indicação da vereadora Maura Barroso (Pros) foi aprovada pelo Plenário e será enviada ao governo do estado e à Secretaria de Segurança Pública. A matéria solicita a instalação em caráter de urgência de uma Delegacia Especializada do Idoso.
"Hoje, os idosos representam quase 20 por cento da população de Imperatriz. As denúncias de violência doméstica e de abandono são as mais comuns, mas também estão cada vez mais corriqueiras as denúncias de exploração financeira de idosos que têm benefícios sociais", explica Maura Barroso, ex-presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, militante da causa pró-idoso há trinta anos.
Segundo ela, a reivindicação para instalação da delegacia é antiga. "Vem de governos anteriores, que ficaram apenas nas promessas. Nós que trabalhamos com idosos sabemos da realidade triste e violenta por que passam inúmeros deles, sendo vítimas de violência doméstica, de abandono, de exploração financeira, sem acesso a medicamentos e tratamento de saúde especializado", denuncia.
O Ministério Público, através da Promotoria do Idoso, tem cumprido seu papel, na opinião da vereadora. Porém, ressalta, falta uma ação policial e maior participação do estado para coibir tais violências.
"O Ministério Público trabalha, mas a maioria dos casos não é apurada pela polícia. O Conselho e outras instituições não são órgãos punidores, encaminham as denúncias, mas não têm poder de polícia. A rede de atendimento ao idoso funciona dentro de uma realidade que precisa ser melhorada, mas pelo menos funciona, como a Casa do Idoso, que oferece atividades recreativas, culturais, físicas e até atendimento médico. Entretanto, ainda carecemos de maior atenção aos nossos idosos", diz a vereadora. (Carlos Gaby/Assimp)