por Mariana Ribeiro*
O Caldo da Amizade é uma experiência que todos precisam viver, já que é um projeto social que vai além do que oferece: caldo quente. Um projeto que vai ao encontro das pessoas menos favorecidas, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade, não só alimenta a barriga vazia, mas leva esperança e alimenta a alma, levando amor em cada caldo feito e entregue nos diversos lugares. Participar de atividades sociais nem sempre é fácil, pois temos atividades escolares e pessoais que às vezes tomam tempo, porém o que nos incentiva é o companheirismo e a interatividade com a diversidade.
São muitas as experiências vividas. Posso partilhar uma delas que me deixou emocionada: foi quando ao entregarmos um caldo ao morador de rua, logo que segurou o copo de caldo, nos convidou para rezar. Nós ficamos meio acanhados, não sabíamos o que rezar, então o morador sugeriu: “Vamos rezar o pai-nosso”. Rezamos juntos e de repente surge outro morador, meio embriagado e cantando: “Foi na cruz, foi na cruz, que um dia eu vi, meus pecados carregados em Jesus”.
O primeiro morador que tinha nos convidado para rezarmos juntos nos surpreendeu, pois antes mesmo de tomar o caldo olhou para nós e falou: “Venham mais vezes aqui, nem precisa trazer comida, só a presença de vocês e a atenção já são suficientes”.
Por essa eu não esperava. Jamais vou me esquecer desse fato que me fez vez o quanto as pessoas necessitam do calor humano, de uma conversa, da companhia de alguém, principalmente que os escute. Embora estejam ali parecendo não ligar para nada, sentem falta daquilo que todos nós precisamos: amor.
E o Caldo da Amizade é isso, ir ao encontro de quem precisa. Mesmo que alguns de nós estejam ausentes, espero que a ação continue, pois são tantos os necessitados, pessoas que se jogaram ao nada, longe de seus familiares e sem esperança de vida digna. Ao oferecer um copo de caldo foram juntos um olhar sincero, uma palavra amiga, uma visita a um mundo distante, mas repleto de sentidos e significados. Caldo quente é ótimo para estômagos vazios, porém as pitadas de amor nele contido alcança os corações e incendeia a alma.
Aluna do 2° Ano B da Escola Caminho do Futuro
Comentários