
por Themistocles Leal Costa*
Alunos empolgados, ansiosos e atentos a qualquer necessidade de ajuda, este foi o cenário das primeiras ações do Caldo da Amizade. Chego hoje com muita alegria a quatro anos como colaborador desse projeto, que me possibilitou ter um olhar diferente perante as dificuldades da vida e saber o real significado de ser caridoso.
Levarei sempre comigo o dia oito de março de 2018. No dia citado fizemos mais uma ação, alguns membros chegaram cedo para colocar a água para ferver, chequei logo depois com mais colaboradores, descascamos os legumes e os cortamos em pedaços; outros voluntários se responsabilizaram para com os copos, colheres, limões e pimenta.
Às vinte horas o caldo já cheirava e estávamos prontos para entregá-lo. Ao chegar no ponto combinado, meu primeiro copo de caldo foi para uma mãe que se emocionava ao ver nossa chegada, entreguei o caldo e ela disse chorando: “vou levar para os meus dois filhos pequenos que não têm nada para comer, saí em busca e pedindo a Deus um alimento e vocês apareceram.” Não consegui me conter e sair rapidamente em busca de mais dois caldo que, mesmo simples, deu uma imensa alegria e gratidão para aquela mãe. São experiências como essas e muitas outras que nos ensinam a ser mais humanos, de olharmos para os necessitados.
Sou muito grato por participar desse projeto. Como disse Everton Melo: “O amor que damos a alguém é o que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida. Porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor!”
O projeto Caldo da Amizade teve a iniciativa do professor Ricardo Coelho, que me ensinou muito sobre solidariedade. O fato de ser amigo, companheiro , aprendi a ser caridoso e inúmeras vezes esse projeto me ajudou a superar minhas angústias e a ver meus problemas com outra visão, sabendo que temos que fazer parte da solução e não do problema.
*Aluno do curso de Engenharia Química da Facimp Wyden
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