Por André Lima

A realização do projeto do “Caldo da Amizade” consiste em quatro etapas: coleta dos alimentos, higienização, preparo e distribuição. Tais tarefas são distribuídas entre os voluntários. A coleta das verduras, desde de julho de 2017, é realizada normalmente no Banco de Alimentos da cidade; os alimentos arrecadados são levados para a cozinha da escola, onde são selecionados, higienizados e preparados. Além das verduras, são arrecadados outros ingredientes para o caldo, como: carne moída, copos descartáveis, colheres descartáveis, limão, pimenta e guardanapos, todos doados pelos participantes do projeto e também pela escola.
Os pontos de distribuições selecionados pelo projeto são o Hospital Regional de Imperatriz e a Beira Rio. Minha primeira participação no caldo, sem dúvidas, marcou muito a minha vida. Me lembro como se fosse hoje. Ao chegarmos ao Regional, um olhar que se encheu de lágrimas, o sorriso que se abriu naquele rosto ao receber o caldo. Era uma jovem que consigo tinha duas crianças, que até então não haviam comido nada naquele dia. Ao receber o caldo das minhas mãos, de imediato a jovem deu a uma das suas  crianças, ela me olhou com os olhos cheios de água e me disse: “O senhor teria mais um desses para me dar? Eu só preciso de mais um para o meu outro filho, eles não comeram nada até agora”.
Esse fato tocou muito meu coração. Fiquei totalmente sensibilizado. Era um pedido que jamais poderia negar. Alguém de fato estava precisando de alimento naquele momento. E nós estávamos ali. Na hora certa. A atitude que aquela jovem teve foi outro detalhe que me impressionou muito, pois ao receber o caldo, de imediato ela pensou no bem estar de seus filhos, não se importando se ela iria receber outro caldo ou não. O que que realmente importava para ela eram os seus filhos. Alimentá-los naquela noite seria uma alegria indescritível para aquela mãe que estava ansiosa à espera de atendimento. O Caldo da Amizade me fez perceber que todos nós estamos à mercê da vida, entretanto, um pequeno gesto de solidariedade ou compaixão com o próximo pode mudar por alguns instantes a realidade de algumas pessoas. E esse é um dos objetivos do Caldo!