“O sentimento de ajudar o próximo não se compara a nenhum outro”. O projeto Caldo da Amizade inspira jovens como eu que querem exercitar a solidariedade entre as pessoas. São cinco anos levando o melhor para moradores de rua. A cada ida, novas lições que me fazem refletir sobre a vida. É um prazer fazer parte dessa história.
Por muito tempo não fui ao caldo por ser tímido e não ter muitos amigos. Foi então que o professor Ricardo Coelho me fez mais um convite para participar, e não pensei duas vezes, aceitei-o de imediato. Chegando lá, fiquei impressionado ao ver jovens e professores se empenhando na organização. Enquanto uns se encarregavamdos alimentos, outros preparavam os carros e a van para nos levar ao nosso principal ponto de distribuição, o Hospital Regional.
Na trajetória, alegria é o que não falta. Brincadeirasdiversas, conversas, selfs,e muito mais. Tudo acontece dentro da van, que é um espaço acolhedor e muito agradável. Perto do hospital percebemos alguns moradores já se aproximando. Quando o motorista abriu a porta da van, era notório o sorriso e a felicidade estampada nos olhos de cada um. Nos organizamos para facilitar a distribuição do caldo, e a cada entrega era um turbilhão de sentimentos que nos invadia a alma.
É importante dizer que nós, alunos e professores, não ganhamos notas extras, ou um pouco mais no salário, por disponibilizarmos nosso tempo ao projeto. Ganhamos algo melhor que é o sentimento de poder ajudar o próximo, enchendo nosso coração de satisfação e alegria. Ganhamos um sorriso, um abraço, um aperto de mãos, um agradecimento, uma palavra de gratidão, de incentivo e palavras cheias carinho. É isso o que ganhamos – e não tem preço!
Ao me envolver nesse projeto percebi o quão aquelas pessoas são fortes e lutadoras, porque não desistem da vida, apesar das dificuldades que enfrentam no dia a dia, superando a realidade cruel. Tudo o que tenho a dizer: é gratificante ser um dos voluntários que vai às ruas com o objetivo de espalhar solidariedade, esperança e amor. Tenho orgulho de dizer que participo do projeto Caldo da Amizade.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16134
Comentários