Pesquisadores prestes a concluírem a primeira fase

Hemerson Pinto

O levantamento sobre irregularidades nos passeios públicos de Imperatriz é feito desde o início do mês de novembro por um grupo de universitários do curso de Engenharia Civil e Produção da Universidade Ceuma.
A princípio, um questionamento com nove perguntas é levado a estudantes de universidades públicas e privadas, que respondem com notas de 0 a 10. Entre outras questões, perguntas sobre a acessibilidade, irregularidade em calçadas e pavimentação nas ruas onde moram.
Depois do público acadêmico, será a vez dos alunos levarem o questionário às ruas, em pontos estratégicos. Com o resultado, os pesquisadores devem desenvolver artigos científicos. A discussão deverá ser levada à Câmara de Vereadores de Imperatriz, onde será despertado debate com os representantes da população imperatrizense na tentativa de encontrar soluções para os problemas levantados na pesquisa científica.
O professor e orientador do projeto, Expedito Garcia, explica que existe uma Lei Federal que garante recursos para organizar e melhorar a questão de mobilidade nas cidades brasileiras, “o que vai além das calçadas, mas envolve pedestres, bicicletas, ônibus, passageiros, automóveis”, comenta. Os outros temas serão abordados em pesquisas feitas por outras turmas do mesmo curso.