No mês de julho de 2013 o número de inadimplentes em Imperatriz registrou queda de 5,83%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já em agosto a queda foi de 9,18% em relação a igual mês de 2012. Isso significa que o total de clientes que tiveram seus nomes inseridos no cadastro nacional do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) caiu 15,7% na comparação de agosto com julho.
Os dados levantados nessa estatística têm como fonte as informações das empresas que fazem parte do quadro de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz.
Em contrapartida, a inadimplência do consumidor brasileiro no comércio apresentou crescimento de 0,72% em agosto de 2013, na base de comparação com agosto do ano passado. O indicador leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados em 1,2 milhão de pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.
De acordo com o presidente da CDL Imperatriz, Francisco Brasil, as diferenças entre os números nacionais e locais são visíveis graças ao ótimo momento econômico da cidade, provocado pelos altos investimentos em alguns setores e das novas empresas que se instalam na cidade.
"Nós estamos vivendo um momento onde Imperatriz está tendo um ótimo desempenho no setor econômico. Essa diferença entre os números nacionais e locais é graças às ofertas de emprego, investimento na construção civil, na implantação da Suzano e outras grandes empresas. Assim gera-se mais dinheiro na praça e melhora a liquidez", assegura o presidente.
Vendas a prazo - Os economistas do SPC Brasil afirmam que o brasileiro está com 'pé no freio' na hora de fazer compras a prazo e esta verdade está se aplicando perfeitamente em Imperatriz. O número de consultas caiu -0,17% no mês de Agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado.
A redução do poder de compra ocasionada pela inflação acima da meta oficial e o dólar apreciado, que também é fonte de pressão inflacionária para determinados produtos, como os importados, são outros fatores a serem levados em conta, além da falta de planejamento financeiro, ainda pouco comum entre as famílias brasileiras. (Assessoria CDL - Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14808
Cai o número de inadimplentes registrados em Imperatriz
Graças às ofertas de emprego e novos investimentos, a inadimplência caiu para -9,18% em agosto quando comparado ao mesmo período no ano passado
Comentários