Problema de esgoto em cruzamento no Centro

Hemerson Pinto

O problema é tão antigo quanto a busca por solução. Algumas equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema, já foram envolvidas em várias tentativas de desentupimento da rede de esgoto que passa pelo cruzamento da Avenida Santa Teresa com a Rua Piauí, Centro.
Em uma das investidas contra o vazamento, um operário chegou a comentar com um morador das proximidades que o caso parecia ser ainda mais sério. “Ele disse que não adiantava todas as vezes desentupir aqui, porque logo entupia novamente, pois os canos daqui até muito longe pareciam estar tudo do mesmo jeito. Foi com poucos dias, entupiu de novo”, disse o homem que se identificou como Antônio.
Na manhã de ontem, outra equipe investiu horas de trabalho para tentar resolver de vez. Um buraco foi aberto com uma retroescavadeira, junto à boca de lobo, uma mangueira foi colocada com o objetivo de sugar tudo para um caminhão usado no trabalho.
Quatro quarteirões ficaram sem condições de tráfego porque as vias foram interditadas. O trânsito ficou conturbado, mas para os motoristas e motociclistas, a esperança de ver o problema resolvido servia de consolo.
“A gente perde alguns minutos com a lentidão que fica no trânsito, mas se realmente, desta vez, foi resolvido, vale a pena. Todos os dias eu passo aqui várias vezes. Com tanto esgoto na rua a gente até joga, sem querer, água suja nas pessoas”, diz o comerciante Carlos Augusto.
Para o estudante Tiago Ribeiro, que também trafega pelo cruzamento todos os dias quando vai à escola, “é muito ruim passar por aqui e sentir o mau cheiro. Deve ser pior para quem mora aqui perto”, comenta.
Outros casos de vazamento de esgoto que sempre voltam a acontecer após visitas das esquipes da Caema já foram registrados por O PROGRESSO.