Com a finalidade de ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Imperatriz, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou, nos meses de maio, junho e julho, a revitalização e ampliação da lagoa de tratamento de esgotos da cidade.
Os serviços foram iniciados com a retirada de arbustos, plantas, folhagens e capins do leito da lagoa, com a utilização de canoas e equipamentos pesados como caminhão, retroescavadeiras, draga com motor estacionário a Diesel e garras agrícolas, totalizando uma área de 20 mil metros quadrados.
Foi realizado também o roço do corredor de acesso à lagoa com a retirada de árvores de pequeno e médio portes, totalizando 1.980 metros quadrados, além da limpeza da caixa de areia, com retirada de material arenoso e a dragagem do leito receptor da lagoa anaeróbica. Cerca de 16 trabalhadores foram envolvidos nos serviços de limpeza da lagoa.
De acordo com o gerente de Negócios de Imperatriz, engenheiro Alberto Santos, a revitalização da lagoa foi uma ação de grande relevância para a cidade. “Os serviços atenderam à legislação ambiental de proteção e preservação do meio ambiente, uma vez que os efluentes são tratados naquele local, não sendo jogado in natura nos rios”, pontuou Santos.
Após a ampliação do sistema de coleta e tratamento, os dejetos serão recolhidos através das ligações domiciliares e conduzidos pela rede coletora até as estações elevatórias e de lá encaminhados para as lagoas de estabilização. É nessa estação de tratamento que os dejetos passam por um processo de depuração até que estejam em condições de serem encaminhados ao seu destino final.
“Para a população de Imperatriz, a iniciativa foi de extrema importância, pois ampliou a cobertura de tratamento de esgoto evitando problemas causados por doenças naquela população”, salientou o gerente.
Comentários