Elson Araújo

 O diretor regional da Caema, Rafael Heringer, declarou ontem, no final do dia, que uma quarta bomba será instalada nesta sexta-feira, 28, na estação de captação e distribuição de água de Imperatriz e, com isso, a expectativa é de que o abastecimento seja normalizado “senão em 100%, pelo menos perto disso”.
Heringer confirmou que a crise no abastecimento de água provocada pela seca do rio Tocantins já afetou pelo menos 15 localidades da cidade, principalmente os bairros da chamada “Grande Vila Nova”, mas que a estratégia de fazer o que ele denominou de “revezamento nas manobras” já restabeleceu o abastecimento em alguns deles, como por exemplo,  em parte do Jardim São Luís e  da  Vila Parati.  “Estamos fazendo o possível e o impossível para resolver essa situação”, comentou.
Rafael Heringer esclareceu que diferente do que muita gente imagina, a irregularidade no fornecimento de água não atingiu a cidade toda. “Diria que o problema atinge apenas 20% dos bairros de Imperatriz, sobretudo os mais distantes do centro”, informou.  
Em situação de normalidade, conforme o diretor regional da Caema, a estação de abastecimento chega a operar com 3.500 metros cúbicos por segundo. Com a seca, esse volume caiu para 2.800. “Tudo que produzimos é distribuído. Reitero que nosso esforço é que a situação seja normalizada até  esta  sexta-feira”.