A Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-Maranhão faz avaliação positiva das ações desenvolvidas, por meio dos projetos relacionados aos agronegócios, durante o exercício de 2011. De acordo com o órgão, os resultados das parcerias firmadas para realização, por exemplo, do 3º Seminário de Agronegócios, que aconteceu em 1º de janeiro do ano passado, superaram os resultados esperados.
“As parcerias foram de grande relevância para que a gente pudesse realizar com êxito o trabalho almejado”, conta Márcia Maria, gestora da Carteira de Agronegócios da Unidade de Negócios do Sebrae-MA em Imperatriz, acrescentando, a propósito, que as ações resultaram no efetivo fortalecimento dos projetos desenvolvidos em setor considerado crucial para a economia regional.
O seminário contou com as presenças de autoridades nacionais, estaduais, regionais e locais, entre as quais o secretário de Estado da Agricultura e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Maranhão, Cláudio Azevedo; prefeitos dos municípios da Região Tocantina; secretários municipais de Agricultura; empresas dos setores agropecuário e rural; agentes financeiros; instituições privadas; órgãos de pesquisas; universidades; consultorias de elaboração de projetos e representantes do Sebrae-Nacional.
O temário do evento constou de assuntos que culminassem no fortalecimento do processo de geração de novos negócios para o setor em âmbito regional, caso do lançamento do X Enel (Encontro Nordestino do Setor de Leite e derivados), que deve acontecer em outubro do ano em curso; a primeira apresentação formal da Cooperativa, denominada de Coopihorti, buscando atender o mercado regional, por meio da oferta dos produtos advindos dos hortifrutigranjeiros, além do lançamento do Prêmio Mulher de Negócios. “Mais uma vez, esperamos contar com vitórias para a nossa região”, diz Márcia Maria.
Participaram mais de 422 pessoas, que ressaltaram a relevância do acontecimento para os agronegócios tocantinos. “Acreditamos que a grandeza dos trabalhos tem se caracterizado em constante crescimento pelas parcerias aqui estabelecidas, fortalecendo ainda mais a Região Tocantina, tanto em termos de governança quanto de estratégias de desenvolvimento relacionadas à Cadeia Produtiva do Setor”, conclui Márcia Maria.

Encontro Nordestino de Leite e Derivados

O X Encontro Nordeste do Setor de Leite e Derivados já está confirmado para o Maranhão. O evento, realizado pelas unidades estaduais do Sebrae-Nordeste desde 2003, será realizado em Imperatriz durante o período de 24 a 26 de outubro do corrente ano.
O Enel tem como principal objetivo aproximar os elos da cadeia produtiva do leite (produtores rurais, fornecedores, indústrias de derivados, queijeiras artesanais, laboratórios de análises e mercado), proporcionando um ambiente de integração, disseminação de conhecimento e tecnologia, bem como de geração de negócios e estímulo à governança regional dos projetos que são apoiados pelo Sebrae, em âmbito nordestino.
O evento, que já aconteceu nos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, chega ao Maranhão em 2012, comemorando seus 10 anos com uma programação que abordará as cadeias de Bovinocultura de Leite, Ovinocaprino e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas tecnológicas, exposição de máquinas e equipamentos, insumos e embalagens, além de grandes eventos paralelos: Concurso de Queijos Regionais, Festival Gastronômico do Leite e Derivados e Encontro de Negócios.
Para Márcia Maria, o Enel em Imperatriz significa “mais conhecimento, tecnologia e inovação, visando à melhoria da Cadeia Produtiva do Leite da Região Nordeste”. (Raimundo Primeiro)