O gestor do Programa Bolsa Família, Judison de Souza, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lembra que o maior programa de transferência de renda do país completou nove anos no último sábado (20). O programa, iniciado em 2003, beneficia milhares de famílias pobres ou em situação de extrema pobreza.
Judison de Souza observa que dezenas de famílias estão migrando para o Cadastro Único, que concede diversas vantagens aos beneficiários do Programa Bolsa Família como, por exemplo, descontos em contas de água, energia elétrica e de isenção em taxas de inscrição de concursos públicos federais em todo o país.
“Essas pessoas, que estão no Cadastro Único, ainda participam de cursos de qualificação profissional realizados por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA)”, garante ele, que revela que existem atualmente quase 35 mil cadastradas, sendo que mais de 18 mil pessoas são diretamente beneficiadas por intermédio do Cadastro Único.
Em geral, o gestor entende que estão sendo beneficiadas 21 mil pessoas em Imperatriz. “O programa tem sido inconsistente, pois sabemos que existe uma média de duas mil famílias que vieram nestes últimos anos para cá e não estão sendo computadas, atualmente, como moradas de Imperatriz”, explica ele, que atribui o problema a falha no sistema do programa do governo federal, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Judison de Souza argumentou, também, que está sendo elaborado um plano de ação para um maior alcance das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Imperatriz. “Nós passamos pelo primeiro ano de adaptação do nosso sistema do Governo Federal, onde foram feitas diversas melhorias”, disse.
Fiscalização
Ele garantiu que intenso trabalho de fiscalização será realizado para identificar famílias que não estejam em conformidade com as condicionantes do Programa Bolsa-Família. “Vamos fazer um verdadeiro pente fino, pois o Ministério encaminhou uma lista com alguns nomes que também serão fiscalizados”, concluiu. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14541
Comentários